Vitória da Conquista

Vitória da Conquista perde Luís Fernandes, uma relíquia da literatura

Luís Fernandes morreu aos 45 anos

Luís Fernandes morreu aos 45 anos

Por Bia Oliveira

A morte do jornalista, escritor e funcionário da Justiça do Trabalho, Luís Fernandes, na noite de sexta-feira da Paixão, vítima de infarto fulminante, chocou familiares e amigos. Formado em História, Economia e cursando o último semestre de Direito na Uesb, Luís era um ícone da literatura conquistense, porque conhecia como poucos a história deste município, graças à sua formação em História, e ao grande pesquisador que se tornou ao longo dos anos. A cidade não perde apenas um filho amado, perde também uma das suas relíquias.

Luís Fernandes tem uma trajetória de muitas realizações: ele trabalhou no Jornal Tribuna da Bahia, Jornal Impacto, Jornal Hoje, atuou como professor da rede estadual e foi funcionário do Bradesco, do Banco do Brasil e da Caixa Econômica.

Mas sua trajetória na literatura ficou marcada principalmente pelo site Taberna da História, e pelo lançamento, com grande sucesso, das revistas históricas dos 100 anos do jornalismo em Vitória da Conquista e a história da educação em Conquista, patrocinadas pela Prefeitura Municipal. Seu próximo trabalho, em fase de conclusão, retrata a trajetória do futebol na região Sudoeste.

Casado com Ana Fernandes, Luís deixa um filho sei seis anos, Guilherme Fernandes. A família recebeu diversas manifestações de solidariedade da Academia Conquistense de Letras, Prefeitura Municipal, Uesb, Federação Baiana de Futebol (FBF), entre outras.

 O Blog da Bia Oliveira também lamenta profundamente a morte desse grande amigo, colega e companheiro de jornalismo. Como diz Mário Quintana, “Na convivência, o tempo não importa. Se for um minuto, uma hora, uma vida. O que importa é o que ficou deste minuto, desta hora, desta vida…”. Com certeza, Luís Fernandes deixa o suficiente para ter sua existência lembrada para sempre.