Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Bahia Segurança

Viaturas equipadas com câmeras e computador de bordo auxiliam policiamento

http://secom.ba.gov.br/modules/galeria/uploads/8872/1406816890IMGL4807.JPG

Foto: Ibsen Santos/GOVBA

Mais de 80 viaturas da Polícia Militar utilizadas em Salvador já estão equipadas com duas câmeras de vídeo, monitor, computador de bordo, sistema de localização via satélite (GPS) e rádio de comunicação digital. A previsão é que até o fim do ano 200 veículos recebam o kit que permite a transmissão de imagens em tempo real das ações policiais.

O sistema amplia a mobilidade e capacidade de monitoramento por vídeo do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICC), localizado no Parque Tecnológico da Bahia, na Avenida Paralela, na capital baiana. O emprego cada vez maior da tecnologia, através do uso de equipamentos de aplicativos móveis, resulta em eficiência e agilidade para os agentes da área de segurança pública no estado.

Por meio dos equipamentos instalados nas viaturas, os policiais que atuam em companhias independentes de Polícia Militar e bases comunitárias de segurança podem consultar via internet o cadastro de veículos roubados, situação de condutores e mandados de prisão em aberto. As imagens enviadas para o centro de controle também são visualizadas através do monitor no interior do veículo.

De acordo com o superintendente de Gestão Tecnológica e Organizacional da Secretaria da Segurança Pública (SSP) e coordenador do CICC, coronel Ronaldo Tosta, as novas ferramentas reforçam o trabalho das equipes nas ruas. “A mobilidade das viaturas com câmeras facilita muito nas operações e o acompanhamento do policiamento no dia a dia, pois com isso podemos analisar e avaliar o posicionamento de cada viatura em Salvador”.

Reforço da Tecnologia

Os investimentos realizados pelo Governo do Estado, por meio da SSP, incluem o CICC – em parceria com o Ministério da Justiça – e a instalação de nove unidades do Centro Integrado de Comunicações (Cicom) no interior do estado. Instalado provisoriamente no Parque Tecnológico, o CICC terá como estrutura definitiva um prédio em fase de construção no Centro Administrativo da Bahia (CAB). O centro fez parte das ações da área de segurança para a realização da Copa das Confederações, em 2013, e a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014.

Entre os principais legados do Mundial no estado, os equipamentos estão sendo utilizados no policiamento diário em Salvador e na Região Metropolitana por meio do monitoramento das imagens captadas por 250 câmeras de vídeo. Afixadas em pontos estratégicos ou instaladas em unidades móveis e viaturas, as câmeras transmitem imagens em tempo real que permitem, em caso de ocorrência, o acionamento imediato de patrulhas e outras tomadas de decisão.

Já o Cicom conta com estrutura dotada de central de chamadas telefônicas e servidores das polícias Civil, Militar, Departamento de Polícia Técnica e Corpo de Bombeiros. O serviço funciona nas unidades inauguradas nas cidades de Alagoinhas, Feira de Santana, Itabuna, Ibotirama, Itaberaba, Jequié, Juazeiro, Porto Seguro e Vitória da Conquista. O atendimento integrado está disponível 24 horas e abrange toda a região dos municípios nos quais as centrais foram instaladas.

Aplicativo Móvel

Lançado em junho pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), o aplicativo para dispositivos móveis (tablets e smartphones) do Sistema de Informação para Proteção à Pessoa (SIPP) é outra ferramenta que pode ser utilizada não só por profissionais de segurança pública. Com o programa, qualquer cidadão pode identificar, por meio de fotografias ou vídeos, pessoas desaparecidas, procurados do Almanaque do DHPP, assaltantes de banco, fugitivos do sistema prisional, entre outros.

O aplicativo oferece ainda funções restritas a profissionais da área como consulta a ficha criminal e mandados de prisão em aberto, um banco de dados cruzando informações do DHPP e Departamento de Narcóticos (Denarc), e estatísticas diárias sobre o registro de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), identificando áreas críticas e a devida aplicação de medidas operacionais. Inicialmente, o aplicativo pode ser baixado em qualquer celular que tenha acesso a internet por meio do endereço: http://app.vc/dhpp_ba. Em breve, o app estará disponível para qualquer celular com os sistemas operacionais IOS, Android, Java, Windows e Symbiam.