Vitória da Conquista

Vereadores e sociedade não comparecem a debates importantes na Câmara de Vitória da Conquista

Plenário reflete o desinteresse da população pelas questões políticas na cidade. Foto: Gabriel Oliveira

Plenário reflete o desinteresse da população pelas questões políticas na cidade. Foto: Gabriel Oliveira

Conflitos políticos, ideológicos e religiosos marcam muitos dos debates na Câmara Municipal de Vitória da Conquista, mas não com brigas e/ou farpas, mas sim com o simples não comparecimento de veread0res a debates importantes.

Dois exemplos dessa situação foram os últimos eventos políticos realizados no plenário da “Casa do Povo”. O primeiro, realizado na tarde da última quinta-feira (20), não contou nem com a presença dos vereadores proponentes. O evento em questão foi uma audiência pública para debater a precariedade do IML de Vitória da Conquista, proposta pelos vereadores Juvêncio Amaral (PV), Gilzete Moreira (PSB), Cícero da Hospec (PV) e Adinilson Pereira (PSB), dos quais somente os dois primeiros compareceram. O segundo, foi na manhã desta sexta-feira (21): uma sessão especial que debateu o importante tema da campanha da fraternidade, o “Tráfico Humano”, questão levantada pela igreja católica e levada ao legislativo por meio do mandato do vereador Coriolano Moraes (PT). No referido, o plenário esteve lotado, mas os vereadores evangélicos não compareceram ao debate de tamanha importância para a sociedade brasileira em geral.

As vezes essa questão pode parecer simples e sem importância, mas cabe uma reflexão de que o legislativo, acima de todos os poderes, representa o povo, e é para buscar o melhor para o povo, que os legisladores ocupam tal posição.