Obras Política Vitória da Conquista

Vereadores e imprensa visitam canteiro de obras da Barragem do Catolé em Barra do Choça

Vereadores no canteiro de obras

Por Bia Oliveira

Na manhã desta quinta-feira (05), vereadores e imprensa conquistense, acompanhados de técnicos da Embasa e das empresas responsáveis pela obra visitaram o canteiro de obras da Barragem do Rio Catolé, situada no Município de Barra do Choça. A iniciativa partiu da Câmara Municipal, através do presidente Luciano Gomes (PL).  A expectativa é que a barragem, depois de concluída, consiga resolver o problema do abastecimento de água em Vitória da  Conquista, Tremedal e Belo Campo pelos próximos 30 anos, já prevendo o aumento populacional.

Viveiro tem capacidade para produção de 45 mil mudas de árvores nativas

As obras estão apenas no início, mas já se verifica uma intensa movimentação no local, com máquinas trabalhando por todos os lados. A obra conta com profissionais de várias áreas, a exemplo de engenheiros civil e agrônomo, biólogo, entre outros. Nesse primeiro estágio, as empresas ACCP e Ecoenge Construtora, entre outros serviços, estão fazendo também a supressão, afugentamento e resgate de fauna e flora, com criação de um viveiro com capacidade para 45 mil mudas que serão usadas para reflorestamento das margens da barragem, num total de 5,26 hectares. A finalidade do viveiro, segundo a ACCP,  é reproduzir a biodiversidade existente na região, para atuar em dois momentos: após a construção, com a recuperação das áreas de preservação permanente, em volta do lago, com uma largura de 100 metros no entorno; e a outra condicionante do licenciamento ambiental é recuperar as áreas degradadas. O empreendimento tem também a outorga do direito de usar a água durante a obra e após, ou seja, mesmo antes de concluir a barragem a água já poderá ser utilizada.

Segundo o presidente da Câmara, a visita foi importante e muito proveitosa, porque os vereadores tiveram a oportunidade de conhecer o projeto e a área onde está sendo executada a barragem. “Nós fizemos o nosso trabalho de fiscalizar, de conhecer o projeto, será uma barragem grande e importante para Vitória da Conquista e região, nossa expectativa é que seja construída o quanto antes para acabar com a preocupação dos conquistenses e demais municípios que serão abastecidos pela água da Barragem do Catolé”, disse.

Também participaram da visita, os vereadores Dênis do Gás (PSC), Adinilson Pereira (PSB), Álvaro Pithon (DEM), Edivaldo Ferreira Júnior (MDB), Edjaime Rosa ‘Bibia’ (MDB), Fernando Jacaré (PT), Hermínio Oliveira (Cidadania), Jorge Bezerra (SD), Osmário Lacerda (MDB) e Valdemir Dias (PT).

Por conta da distância de Vitória da Conquista até a Barragem do Catolé e da explanação acerca do projeto, além da visita ao canteiro de obras, não houve tempo para que a comitiva visitasse a  Barragem de Água Fria, a fim de verificar o nível de água da barragem e a previsão para o abastecimento de Vitória da Conquista nos próximos meses.