Brasil

VACINAÇÃO CONTRA CORONAVÍRUS PODE COMEÇAR EM JANEIRO

Se a CoronaVac for aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a campanha de imunização contra o coronavírus pode começar em janeiro.

A afirmação foi feita por Jean Gorinchteyn, secretário de saúde de São Paulo, em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (23).

“A expectativa é que já no mês de janeiro próximo a Anvisa tenha aprovada a CoronaVac e com as 46 milhões de doses disponíveis, o Instituto Butantan, e em conjunto com o programa nacional de imunizações, poderá vacinar brasileiros”, explicou.

O imunizante contra a doença, desenvolvido pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o centro de pesquisa paulista, atingiu o número mínimo de infectados pela Covid-19 necessários para entrar na fase final de desenvolvimento.

De acordo com Gorinchteyn, o estudo clínico atingiu o número de 61 infectados na semana passada. Cerca de 13 mil voluntários participam das avaliações. Os resultados da eficácia serão validados por um comitê internacional.

“Autorizamos a abertura do estudo clínico, com 74 casos. A análise já foi iniciada nesta primeira semana de dezembro”, explicou.

O Butantan já tem acordo para 6 milhões de vacinas, importadas do país asiático e prontas, além de outras 40 milhões para serem produzidas nos laboratórios do instituto em São Paulo.

A tendência é profissionais da saúde, idosos e pessoas com comorbidades sejam as primeiras a serem vacinadas.