Bahia Saúde

Vacinação ampliada contra gripe imunizou 2,3 milhões de pessoas na Bahia

Em Vitória da Conquista, apenas nove postos estão funcionando

Na Bahia, 2.386.054 pessoas foram vacinadas contra a gripe até esta sexta-feira (9), data que termina a campanha. Segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), o número não corresponde apenas aos grupos prioritários do início da campanha (entre idosos, grávidas, puérperas, indígenas, professores, profissionais da saúde, crianças e presos). O balanço abrange também toda a população que procurou os postos depois que o Ministério da Saúde autorizou que a campanha fosse ampliada.

A imunização, que começou no dia 17 de abril apenas para grupos prioritários, está desde a segunda-feira (5) sendo aplicada em todas as pessoas. A decisão ocorreu porque foi baixa a procura do público-alvo e houve sobra de vacinas.

De acordo com a Sesab, 76,24% das 3,2 milhões de pessoas que faziam parte do público-alvo foram vacinadas.Confira abaixo o percentual de vacinação alcançado em grupos prioritários:

Idosos: 80,65%; Grávidas: 71,83%; Puérperas: 86,44%; Indígenas: 99,08%; Professores: 88,32%; Profissionais da saúde: 86,50%;0
Crianças: 63,61%

 Não há previsão de que a campanha seja estendida. No entanto, a Secretaria de Saúde ressalta que os municípios têm autonomia de continuar vacinando a população.//G1 Bahia