Eleições Vitória da Conquista

Urnas em Vitória da Conquista são testadas para 2º turno das eleições

Após avaliação de técnicos, urnas eletrônicas são lacradas

Após avaliação de técnicos, urnas eletrônicas são lacradas

Já começou em Vitória da Conquista, cidade localizada no sudoeste da Bahia, o processo de lacração das urnas eletrônicas que serão utilizadas no segundo turno das eleições para a prefeitura do município, que será realizado no domingo (30). Nesta quarta-feira (26), a lacração está sendo feita nas 165 urnas da 40ª zona eleitoral, que atende a zona rural da cidade.

Antes de serem lacradas, os equipamentos passam por diversos testes, que verificam o teclado, áudio, imagem, biometria e impressão. O procedimento demora em média 20 minutos.

“A urna passa por toda a etapa de auto-teste, para verificar se todos os componentes estão em pleno funcionamento, e a lacração [é feita] após a inserção da mídia de resultado de segundo turno”, segundo a chefe de cartório Sônia Rangel. Ela explica que a mídia de resultado aciona o sistema preparado para o segundo turno das eleições.

Durante as inspeção, caso uma urna apresente algum defeito, os técnicos têm duas opções: primeiro é encaminhar o equipamento para a unidade de trabalho intensivo, onde os técnicos tentarão resolver o problema. Caso o defeito não tenha conserto, a urna é substituída.

No primeiro turno das eleições em Vitória da Conquista, 19 urnas eletrônicas apresentaram problemas. Segundo a Justiça Eleitoral, mesmo com essas urnas defeituosas, a votação no primeiro turno foi considerada tranquila.

De acordo com Sônia Rangel, os equipamentos que deram problema no primeiro turno foram substituídos. “Mesmos substituídas, essas urnas passam por todo o processo de auto-teste. Testamos todos os componentes, e as demais que apresentarem problemas serão substituídas na lacração”, diz.

Fonte: G1 Bahia