Bahia Eleições

Urnas eleitorais na Bahia começam a receber dados nesta quinta-feira

São mais de 38 mil equipamentos em todo o estado e 5.339, em Salvador

São mais de 38 mil equipamentos em todo o estado e 5.339, em Salvador

A dez dias das eleições municipais, as urnas que estavam lacradas começaram a receber, nesta quinta-feira (22), as informações sobre os candidatos e eleitores na Bahia. O processo vai até o dia 27 de setembro. São mais de 38 mil equipamentos em todo o estado e 5.339, em Salvador.

As urnas que chegam ao Centro de Apoio Técnico do Tribunal Regional Eleitoral vazias recebem um tipo de cartão de memória com programa específico da Justiça Eleitoral e informações de eleitores e candidatos.

Juízes eleitorais acompanham o processo e, ao final da carga da urna, é emitido o comprovante de que não tem nenhum voto computado. Os equipamentos ainda passam por vistoria técnica para saber se tem algum defeito

O procedimento ainda será repetido até o dia da eleição. “Após o procedimento de inserção de dados, de acordo com o calendário, cada zona tem o dia para fazer um novo teste, onde serão revistas todas urnas para verificar se estão em perfeito estado de funcionamento, justamente para evitar intercorrências no dia da eleição”, diz o juiz da 5ª Zona Eleitoral Ícaro Mato.