Brasil

Urgente: Greve dos caminhoneiros está prevista para acontecer dia 1º de fevereiro e pode ser maior que a de 2018

A adesão a greve vem crescendo e pode ser maior que em 2018

Uma greve dos caminhoneiros autônomos de todo país está prevista para acontecer no dia 1º de fevereiro. Os profissionais marcaram uma nova assembleia, sem ainda data definida, para tentar conseguir apoio e definir as pautas de uma nova greve nacional que vem sendo articulada pela categoria.

A adesão a greve vem crescendo e, de acordo com o presidente da Associação Nacional do Transporte Autônomos do Brasil (ANTB), José Roberto Stringasci, poderá ser maior do que a realizada em 2018, devido ao grau crescente de insatisfação da categoria, principalmente em relação ao preço do diesel e às promessas não cumpridas após a histórica greve no governo Temer.

Integrante do Conselho Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas (CNTRC), que na semana passada já alertou para a possibilidade de uma paralisação nacional, a ANTB representa cerca de 4,5 mil caminhoneiros, e não vê problema de realizar uma greve em plena pandemia.

Segundo o site Uol, na reunião online na noite de quarta-feira, 13, com cerca de 50 lideranças dos caminhoneiros, foi discutida uma pauta que vai desde manifestações contra o projeto BR do Mar (que incentiva a navegação pela costa brasileira) ao piso mínimo do frete e reclamações contra a política de preços de combustíveis.

O Conselho Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas (CNTRC) manteve a convocação para a greve em 1º de fevereiro.