Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Bahia Política

UPB apresenta hoje pauta da Marcha para Brasília que acontece de 25 a 28 de maio

Maria Quitéria, presidente da União dos Prefeitos da Bahia (UPB)

Maria Quitéria, presidente da União dos Prefeitos da Bahia (UPB)

Considerado pelos próprios prefeitos como o maior evento municipalista da América Latina, a XVIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios ocorrerá de 25 a 28 de maio. A expectativa é que centenas de prefeitos e vereadores baianos desembarquem na capital federal para reivindicar maior participação dos municípios nas decisões políticas do país.

A pauta do movimento será apresentada à imprensa hoje, na sede da UPB, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, pelos presidentes Maria Quitéria, da UPB, e Joceval Rodrigues da União dos Vereadores da Bahia (UVB).

A UPB e e a UVB consideram injusta a distribuição dos recursos públicos que penaliza os municípios, transferindo atribuições e responsabilidades sem a devida contrapartida financeira. As entidades cobram ainda mais sensibilidade do Congresso Nacional com a agilidade necessária para apreciação e votação urgente da pauta municipalista.

Entre outras questões, prefeitos e vereadores contestam também a proposta de reforma política em tramitação na Câmara dos Deputados, ressaltando que o texto final apresentado pelo relator da matéria, deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), não reflete, segundo eles, os anseios da sociedade brasileira.

As entidades municipalistas entendem, portanto, que neste momento de crise ética, econômica e política, a população clama por um sistema político eleitoral mais transparente e menos oneroso ao erário público, o que não ocorrerá com a instituição de ”mandatos tampão” de dois anos, propõe assim a prorrogação dos atuais mandatos de prefeitos e vereadores para eleições unificadas em 2018.

Fonte: Blog do Marcos Frahm