Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Confraternização Vitória da Conquista

União de Mulheres de Vitória da Conquista comemora 30 anos

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Fundada em 13 de novembro de 1983, a União de Mulheres de Vitória da Conquista (UMVC) completa 30 anos de muita luta e trabalho na busca pela igualdade de gênero e pela conscientização participativa da mulher na defesa de seus direitos.

Sobre a UMVC

Criada com um fim comum de várias mulheres: abrir uma creche modesta para atender aos filhos destas e outras trabalhadoras, a entidade hoje tem funções que vão para muito além da creche. Permanentemente, a UMVC realiza atividades de formação política, campanha de valorização do voto, ações reivindicatórias, atividades recreativas e artísticas, palestras, oficinas e cursos de qualificação profissional visando geração de renda, como Corte e Costura, Gastronomia, Artesanato, etc.

Completar 30 anos de atuação ininterrupta é uma grande vitória, pois demonstra a profunda inserção da entidade na sociedade conquistense, a dedicação de sua diretoria e o prestígio alcançado junto às associadas, além do reconhecimento público. 

A visão de mundo da UMVC está explícita na prática do trabalho social que realiza e abraça. Com 30 anos de atuação, onde o trabalho é voluntário e os recursos parcos, foram muitas as conquistas e ainda há muito pelo que lutar. O objetivo é uma sociedade sem opressão e violência, sem desigualdades, exploração ou marginalização pelo fator de gênero. Onde as mulheres sejam respeitadas e estimuladas, e tenham espaço para desenvolverem suas potencialidades.

Principais conquistas da UMVC

– Igualdade de remuneração das catadoras de café

– Delegacia Especial de Atendimento à Mulher

– Creche com atendimento integral

– Organização da Marcha Mundial de Mulheres

– Contribuiu para a criação de secretarias e departamentos de gêneros nos sindicatos locais e regionais

– Criação do Conselho Estadual e Municipal da Mulher

– Centro de Referência da Mulher Albertina Vasconcelos (CRAV)

– Sessão Especial na Câmara Municipal com recebimento do Prêmio Loreta Valadares

– Principal responsável pela maior visibilidade do movimento feminista

As comemorações dos 30 anos

Um café da manhã realizado no dia 13 de novembro, na sede da UMVC, no bairro Ibirapuera, marcou o início da celebração dos 30 anos da entidade. O encontro contou com a presença de muitas mulheres e demais parceiros da instituição.

Durante todo o mês de novembro a UMVC vai realizar uma série de atividades para continuar a comemoração dos seus 30 anos. Entre elas, palestras, oficinas e encontros. Participe!