Bahia

UFRB lança programa de assistência estudantil para alunos da pós-graduação

Com o objetivo de promover a permanência e melhora do desempenho dos estudantes da pós-graduação, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) lançou oficialmente na última quinta-feira, 14, em live transmitida no canal da instituição no Youtube, o Programa de Permanência Qualificada da Pós-Graduação da UFRB (PPQ-Pós). O programa é da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Ciência e Inovação (PPGCI) em associação com a Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE) e tem como meta o fomento aos programas de pós-graduação da universidade através de investimentos em atividades de pesquisa e bolsas especiais para discentes não contemplados por outras formas de financiamento.

A webconferencia apresentou para a comunidade acadêmica os objetivos e ações a serem desenvolvidas no projeto. Além do reitor Fábio Josué, a live contou com os debatedores: Maurício Silva (Pró-Reitor da PPGCI), Carlos Alberto Paulo (Pró-Reitor da PROPAAE), Dyane Brito (Diretora do Centro de Artes, Humanidades e Letras) e Kabengele Munanga (Professor da USP e ex-professor visitante da UFRB).

Segundo o pró-reitor da PPGCI, Maurício Ferreira, o PPQ-Pós será regido, prioritariamente, através de editais e o aporte financeiro será estabelecido pela Administração Central em acordo com a disponibilidade orçamentária da UFRB. O PPQ-Pós ficará sediado na Coordenadoria de Pesquisa da PPGCI. O total de investimento, os prazos e os critérios de aderência serão determinados pelos editais, em periodicidade determinada pela PPGCI a partir da disponibilidade orçamentária. A comissão gestora ficará a cargo das coordenadorias de Pesquisa (PPGCI) e Políticas Afirmativas (PROPAAE). “Não há como qualificar nossos programas sem envolver a permanência dos nossos alunos”, afirmou Maurício.

De acordo com o reitor, apesar do cenário de restrições orçamentárias, o programa vai fortalecer a pós-graduação da UFRB e beneficiar acadêmicos em condições de vulnerabilidade socioeconômica. “Esta será uma ação pioneira da UFRB, realizada com recursos próprios, fruto da integração entre pró-reitorias e que envolverá um esforço da administração na captação de recursos com emendas parlamentares e parcerias com órgãos do Estado”.