Bahia

Ufba terá 45% das vagas oferecidas presencialmente em 2022

A Universidade Federal da Bahia divulgou, nesta segunda-feira (29) mais detalhes sobre o retorno das aulas presenciais em 2022. A instituição explicou que realizou um estudo “minucioso e exaustivo” que considerou adequada a oferta de até 150 mil vagas no seu espaço físico, o que corresponde a 45,7% do total habitual nas salas de aulas, auditórios e laboratórios de informática.

 

A taxa representa 9.831 postos simultâneos “que a universidade poderá oferecer em condições seguras”. De acordo com a pesquisa realizada pela Superintendência de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sumai) da Ufba, será disponibilizada 48,3% da capacidade habitual das salas de aula. Já os auditórios terão 31,9% do total possível antes da pandemia e os laboratórios, 38,4%, “por serem espaços com menor possibilidade de ventilação natural”.

 

O comunicado ressalta que os “espaços sem condições adequadas de ventilação natural foram descartados – seus postos, portanto, não entram no cálculo da capacidade de vagas a ser ofertada em 2022.1”. Considerou-se um distanciamento mínimo de 1,2 a 1,3 metro para cada lado entre pessoas (ou 10 a 80 centímetros entre carteiras), a depender da área dos espaços, todos dotados de janelas.

 

A Ufba retomará as aulas presenciais a partir do próximo semestre, previsto para iniciar no dia 7 de março de 2022. A decisão foi tomada, por unanimidade, pelo Conselho Universitário (Consuni), em assembleia realizada no dia 12 de novembro. Ao Metro1, o reitor da universidade João Carlos Salles já havia adiantado que parte dos estudantes poderiam continuar assistindo às aulas remotamente e que algumas disciplinas seguiriam sendo realizadas da mesma forma.