Educação Política Sudoeste UESB Vitória da Conquista

UESB: Candidatos à reitoria realizam último debate e movimentam comunidade acadêmica do campus de Vitória da Conquista

POR GABRIEL OLIVEIRA

Fotos: Gabriel Oliveira

Fotos: Gabriel Oliveira

Com manifestações de professores e estudantes, além de debates calorosos na maioria das falas, foi realizado, na noite desta segunda-feira (14), no Teatro Glauber Rocha, campus da UESB de Vitória da Conquista, o último debate oficial que antecede as eleições para a composição da reitoria, que acontece na próxima quarta-feira (16), nos três campi da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Candidatos – “Ninguém aguenta mais uma gestão centralizadora e conservadora. O ambiente universitário é marcado pela inquietação e não tem porque dá um voto conservador nessas eleições”, diz Paulo Cairo, candidato a reitor pela chapa 1. Os componentes da chapa intitulada “Nada Deve Parecer Impossível de Mudar”, Paulo Cairo e Pepeu, apresentaram as propostas e debateram questões que visam colocar a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia em um novo rumo administrativo, conforme suas falas.

SAM_5627

Debate reuniu comunidade acadêmica em peso

Com o slogan “Autonomia e Ação”, os professores Itamar Pereira e Cândido Requião trazem uma série de propostas que visam ampliar as possibilidades da universidade e favorecer o atendimento ao estudante, durante e após a sua graduação ou pós. “A autonomia universitária é, hoje, o nosso foco principal, pois para realizar qualquer mudança, concurso ou evolução profissional do professor, é necessária uma intervenção do governo do estado, o que só traz burocracia e problemas para a universidade. Isso é culpa do governo, mas também dos gestores da universidade. Dessa forma, nós convidamos a comunidade acadêmica para que venham conhecer as nossas propostas e participar deste pleito em busca do melhor para esta instituição”, disse o prof. Dr. Itamar Ferreira, à nossa reportagem.

“Por uma Universidade com cada vez mais Excelência Acadêmica e Inclusão Social”, este é o slogan da chapa 3, liderada pelos professores Paulo Roberto e Fábio Félix. Segundo Paulo Roberto, a campanha “é a renovação de um compromisso já firmado e colocado em prática a cada dia dos últimos quatro anos, quando, com transparência, coletividade, engajamento e seriedade, a Uesb chegou a um patamar de referência e qualidade”.

Eleições – Como só três chapas foram homologadas, o ato eleitoral, em si, é apenas representativo. As eleições de reitoria funcionam da seguinte forma: realizam-se as inscrições das chapas e após o período de campanha e debates, as três mais votadas são encaminhadas para a sanção do governador do estado, que escolherá qual delas administrará a universidade. Na maioria das vezes, a chapa vencedora é também escolhida pelo chefe do executivo estadual.

Nada Deve Parecer Impossível de Mudar apresentaram as propostas e debateram questões fundamentais para colocar a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia em um novo rumo administrativo. – See more at: http://blogdofabiosena.com.br/v2/noticias/politica/paulo-cairo-ninguem-aguenta-mais-uma-gestao-centralizadora-e-conservadora/#sthash.j3QnZ58Q.dpuf
“Ninguém aguenta mais uma gestão centralizadora e conservadora. O ambiente universitário é marcado pela inquietação e não tem porque dá um voto conservador nessas eleições” – See more at: http://blogdofabiosena.com.br/v2/noticias/politica/paulo-cairo-ninguem-aguenta-mais-uma-gestao-centralizadora-e-conservadora/#sthash.j3QnZ58Q.dpuf