Mundo

Trump diz que teve “vitória clara” se considerados os “votos legais”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse em pronunciamento na noite desta 5ª feira (5.out) que teve uma vitória clara na sua tentativa de reeleger-se, se forem considerados apenas os “votos legais”.

“Na contagem dos votos legais, a minha vitória é clara. Na contagem dos votos ilegais, eles podem roubar”, afirmou o presidente.

Até o momento do discurso, o republicano ficou em desvantagem na corrida presidencial contra o democrata Joe Biden. No sistema do colégio eleitoral, adotado pelos Estados Unidos, ganha o candidato que conseguir a maioria dos delegados, conquistados a partir da construção de maioria de votos dentro de esTados.

Trump tem 214 delegados contra 264 de Biden, segundo a Associated Press. Ganha a eleição quem chegar a 270.

Segundo Trump, o Partido Republicano recebeu um grande número de eleitores não-brancos, “o maior número da história dos EUA”. Segundo ele, os democratas têm grandes doadores, que são as grandes empresas de tecnologia. “Nós somos o partido da inclusão. Os democratas fizeram pesquisas falsas, mentirosas, a favor do Biden, nunca tinham sido usadas dessa forma.”

“As pesquisas mostraram Biden na frente da Florida. Faltam poucos estados a serem decididos, e os equipamentos desses estados são gerenciados por democratas, eles não querem permitir eleitores legais, há muito lítigio, esse processo foi injusto. Eles querem cometer fraudes.”