Transporte Vitória da Conquista

Transporte coletivo: Prefeitura de Conquista assina contrato com a Cidade Verde

DSC_0198

Foto: Blog do Rodrigo Ferraz

Na manhã de hoje (terça-feira), no salão nobre da Prefeitura de Vitória da Conquista, foi assinado o contrato para que a empresa Cidade Verde comece a operar no transporte coletivo da capital do Sudoeste. A solenidade contou com a presença do prefeito da cidade, Guilherme Menezes, além de diretores da empresa, vereadores, secretários municipais e imprensa. A expectativa é de que os ônibus da Cidade Verde comecem a circular pelas ruas de Conquista no prazo máximo de 90 dias. As duas empresas que atuam no município, Serrana e Vitória, venceram o novo processo, mas a Serrana não compareceu no prazo estipulado no edital, para assinatura do contrato de concessão.

Sobre a licitação – A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista instaurou, em 2011, processo licitatório, com o objetivo de selecionar empresas para atuarem no Sistema de Transporte Coletivo do Município. O processo licitatório se prolongou por mais de dois anos, contrariando as expectativas e as ações da Administração Municipal e da população. O atraso aconteceu porque algumas empresas licitantes retardaram o processo com seguidas ações na justiça. Assim que novo sistema de transporte coletivo for implantado, Vitória da Conquista experimentará um novo ciclo de melhorias na mobilidade urbana, são elas:

  • Aumento da frota de 141 ônibus para 160, distribuídos em 2 lotes de 80 ônibus.
  • Aumento da frota adaptada com elevadores para pessoas com mobilidade reduzida, passando de 45 para 80 ônibus adaptados. Ao final de 2014, toda a frota estará adaptada.
  • Renovação da frota, garantindo a idade média de aproximadamente 2 anos. Isso significa que a maioria dos ônibus em atividade será descartada e que ônibus zero quilômetro e seminovos prestarão o serviço no novo sistema.
  • Os ônibus terão bancos acolchoados, portanto, mais confortáveis.
  • Cada ônibus terá câmeras, facilitando o monitoramento e possibilitando maior segurança.
  • As descargas, todas com catalisador, serão suspensas, e parte da frota rodará com um óleo diesel menos poluente.
  • Instalação de mais duas centrais de comercialização de bilhetes eletrônicos, permitindo a compra de créditos pela internet.
  • Implantação de integração tarifária, “bilhete único”, possibilitando a tarifa zero para novas viagens por sentido de deslocamento, no período de duas horas.
  • Implantação inicial de mais 100 novos abrigos de ônibus, com acessibilidade, espaço para cadeira de rodas e proteção contra a ação de raios ultravioletas.
  • Implantação e/ou adaptação de terminais de bairro.
  • Reconstrução completa do Terminal de Ônibus da Avenida Lauro de Freitas, contemplando: acessibilidade; ampliação da capacidade; cobertura ampliada, abrangendo o estacionamento dos ônibus; construção de módulo administrativo e bateria de sanitários.