Brasil ENEM

Tema da redação do Enem 2013 fala sobre a Lei Seca no Brasil

Foto: Blog da Bia Oliveira

Foto: Blog da Bia Oliveira

A prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 tem como tema “Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”. A informação foi divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) minutos após o fechamento dos portões dos locais de prova pelo Brasil (veja o caderno de provas em pdf).

Pelo Twitter, o Inep afirmou que “sobre esse tema, os participantes devem desenvolver um texto dissertativo-argumentativo segundo os critérios definidos no Edital do exame.” A autarquia do Ministério da Educação disse ainda que os candidatos deverão redigir o texto “a partir de leitura dos textos motivadores apresentados no exame”.

Conheça a história da Lei Seca

A prova trouxe quatro informações para servir como base para a redação, duas imagens e dois textos. Uma das imagens ilustrava uma campanha do governo federal defendendo que as pessoas não dirijam após beber, e a outra trouxe um infográficos com dados de uma pesquisa sobre os efeitos da campanha na percepção da população.

Já os dois textos eram informativos: um deles listou diversos dados sobre os efeitos da bebida no trânsito, como a porcentagem de acidentes provocados por motoristas embriagados. O segundo citava um exemplo de como os bares se adaptaram à nova lei. Em uma campanha feita em Belo Horizonte, bolachas que sustentam os copos de chopp nos bares foram coladas em ímãs e preenchidas com informações opostas sobre bebida e direção. Se o usuário optasse por colocar para cima o lado em que afirmava que voltaria para casa de carro, a bolacha magnética repelia o copo de bebida. Se ele preferisse o lado que escolhia o táxi como veículo para a volta para casa, o copo não era repelido.

A Lei Seca foi sancionada em 2008, mas no fim de 2012 ela se tornou ainda mais rígida e passou a ter tolerância zero com motoristas que dirigiram depois de beber. Com informações do G1.