Brasil Política

Supremo autoriza abertura de inquérito contra Temer

O pedido de investigação contra Temer foi feito pela Procuradoria-Geral

Edson Fachin, ministro relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a abertura de inquérito para investigar o presidente Michel Temer. O pedido de investigação foi feito pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Com a decisão do ministro, Temer passa formalmente à condição de investigado na Operação Lava Jato. A decisão ocorre após a deleção do dono da JBS, Joesley Batista.

>> Movimentos organizam atos contra Temer em Salvador

Ele afirmou que o presidente deu aval para pagar propina ao deputado cassado Eduardo Cunha para ficar calado. Batista garante que tem áudio que comprova a fala de Temer.

Em nota ainda nesta quarta, o Planalto afirmou que o presidente “não participou nem autorizou qualquer movimento com o objetivo de evitar delação ou colaboração com a Justiça pelo ex-parlamentar”.

A conversa entre Joesley e Temer teria acontecido no dia 7 de março, no Palácio do Planalto, o que foi confirmado pelo presidente, apesar de dizer que não “lembra” de ter falado sobre este teor.

O escândalo abala Brasília deste quarta, 17, quando a denúncia foi publicada pelo jornal “O Globo”. Nesta quinta, Temer está reunido com políticos aliados para tentar contornar a situação.

Outros aliados do governo, por sinal, já sinalizam a quebra de apoio a Temer. Alguns, inclusive, pedem para o presidente renunciar, o que Temer garante até o momento que não irá fazer. A oposição deve protocolar um pedido de impeachment na Câmara e no Senado.//A Tarde