Vitória da Conquista

Sesep capacita servidores em inteligência emocional e trabalho em equipe

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep) iniciou um projeto de capacitação dos servidores na área de Inteligência Emocional e Trabalho em Equipe. Nesta terça-feira (19), cerca de 40 fiscais e supervisores participaram do curso, que aconteceu no auditório da Rede de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente.

De acordo com o secretário da pasta, Kairan Rocha, valorizar os servidores impacta diretamente na qualidade do serviço público que chega à população. “Eu acho que a valorização do servidor municipal vai muito além da simples valorização financeira. E a gente sabe que a Secretaria de Serviços Públicos está em constante contato com a população, a gente costuma dizer que talvez seja a secretaria que mais fala com a cidade, uma secretaria com um número considerável de servidores. E a gente precisa hoje, com esse trabalho, buscar aperfeiçoar as relações interpessoais não só entre os servidores, mas também entre os servidores e a população em geral”, afirmou.

O curso foi conduzido pela psicóloga organizacional da Sesep, Taís Lemos, que explicou os pontos trabalhados na atividade. “É de suma importância pra gente abranger sobre a qualidade de vida no trabalho, a saúde do trabalhador, o trabalho em equipe, os desafios que o servidor enfrenta no dia a dia, em trabalhar em equipe, praticar a empatia um com o outro, a própria questão do coordenar, do supervisionar, de estar à frente da equipe. Então todas essas temáticas a gente vai trabalhar aqui, tanto na teoria quanto na prática”, disse.

O gerente de Coleta e Destinação Final, Tiago Lélis, participou do encontro e avaliou a atividade como positiva. “Principalmente para os servidores que atuam nas áreas de supervisão e fiscalização, que são colaboradores que estão diretamente coordenando equipes, então a gente acredita que vai ser muito importante para eles passar por esse treinamento. Todas as inciativas que a Prefeitura propõe para qualificar e melhorar cada vez mais a gestão e a prestação de serviço que esses servidores fazem junto à população são válidas”, destacou.

A capacitação também será estendida aos garis, recepcionistas e servidores do setor administrativo. Ao fim dos cursos, será realizada uma mesa redonda com a presença de uma equipe multiprofissional, incluindo médico do trabalho, nutricionista, psicólogo e educador físico, abordando a temática da Inteligência Emocional e Trabalho em Equipe em diferentes perspectiva s.