Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Brasil Política

Senador baiano Walter Pinheiro deve trocar PT por Rede

A possível saída de Pinheiro da legenda ganhou força durante a semana

A possível saída de Pinheiro da legenda ganhou força durante a semana

Há quase 30 anos no Partido dos Trabalhadores (PT), o senador baiano Walter Pinheiro deve enfim deixar o partido. As especulações em torno da saída de Pinheiro da legenda ganharam força durante a semana, sustentadas pela posição do parlamentar diante da votação que manteve a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de prender seu correligionário, Delcídio Amaral, líder do PT no Senado, acusado de envolvimento nos esquemas da Petrobras, sob investigação da Operação Lava Jato.

Dos 13 senadores do PT na Casa, somente Pinheiro e Paulo Paim (RS) votaram a favor da decisão do STF. Justamente os dois estão no centro das especulações sobre trocar o PT pela Rede Sustentabilidade. De acordo com a coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo, eles estão em negociações avançadas com o partido da ex-ministra Marina Silva.

A informação foi confirmada pelo dirigente nacional e coordenador estadual, Júlio Rocha, embora o mesmo tenha declarado que isso não significa, necessariamente, o ingresso dos senadores à Rede.

A instabilidade na relação entre Pinheiro e o PT deve ter sido o fator motivante da curiosidade do senador Delcídio Amaral, ao questionar a uma visita na prisão, segundo a coluna Radar On-Line, da revista Veja, os votos de alguns colegas na decisão que o levou para atrás das grades.

De acordo com a publicação, Delcídio teria perguntado: “Como o Waltinho votou?”, uma vez que Walter Pinheiro é um dos colegas mais próximos a ele na bancada petista. Ao ser informado do voto do amigo para que continuasse preso, calou e apenas assentiu com a cabeça.

Conforme informações publicadas pela Tribuna, a entrada de Pinheiro na Rede visa assegurar seu lugar em 2018 numa chapa com a qual o prefeito ACM Neto (DEM) pretende disputar o governo da Bahia contra o atual governador Rui Costa, que poderá buscar sua reeleição pelo PT.

Dentre as possibilidades, não estaria descartada a aliança ao grupo petista, isso porque haveria a expectativa de que a direção nacional pudesse oferecer aos diretórios regionais a liberdade para escolher com quem os integrantes fecharão suas alianças.

“Na Rede, o senador pode subir na chapa de quem achar que vai ganhar. Diferentemente do que aconteceria se ele ficar no PT”, disse um petista à Tribuna.

Em declarações referentes às ações do governo da presidente Dilma Rousseff, Pinheiro teria dado sinais de sua insatisfação com o PT.

O senador já criticou a condução da economia do Palácio do Planalto algumas vezes e condenou, no primeiro semestre, o modo como o governo tratou as manifestações ocorridas em diversas cidades do país contra a corrupção.

Fonte: Tribuna da Bahia