Meio Ambiente Vitória da Conquista

Semana do Meio Ambiente discute fontes alternativas de energia em seminário

A abertura do seminário contou com a presença do prefeito Guilherme Menezes, do deputado José Raimundo, do secretário de Meio Ambiente, Carlos Teles, e do vereador Luciano Gomes

A abertura do seminário contou com a presença do prefeito Guilherme Menezes, do deputado José Raimundo, do secretário de Meio Ambiente, Carlos Teles, e do vereador Luciano Gomes

Quem participou do seminário com o tema “Energias renováveis: desafios para a sustentabilidade”, atividade da Semana do Meio Ambiente realizada nesta quinta-feira, 9, no auditório do Cemae, encontrou informações importantes a respeito do potencial que o Brasil apresenta em matéria de fontes alternativas de geração de energia.

Soube, por exemplo, que os ventos brasileiros estão entre os melhores do mundo, e que garantiram ao país a quarta colocação entre os que mais instalaram parques de energia eólica no mundo em 2015.

Destaque, nesse caso, para a região Nordeste – e, particularmente para a Bahia, que ocupa o segundo lugar entre os estados com maior número de parques instalados: possui atualmente 73, o que representa uma potência total de 1,9 gigawatts, ficando atrás apenas do Rio Grande do Norte, que já instalou 106 parques (2,9 GW).

No entanto, a Bahia assume o primeiro lugar quando se trata de parques de energia eólica já contratados, e que serão instalados até 2019. Aí, são 159 futuros parques baianos (3,6 GW) contra 75 (1,9 GW) dos mesmos capixabas, que nessa categoria aparecem na segunda colocação.

Tais informações foram apresentadas pelo primeiro palestrante do dia, Sandro Yamamoto, diretor técnico da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica). “É importante que a população conheça esses novos tipos de fonte de geração de energia para entender o funcionamento, os benefícios, tirar dúvidas”, afirmou Yamamoto, que tratou do desenvolvimento da indústria eólica no Brasil.

“É um tipo de fonte de geração de energia limpa, que não agride o meio ambiente. As terras são arrendadas, trazendo benefícios e recursos financeiros para a população local, além de empregos também”, acrescentou.

‘Consciência ambiental’ – A estudante Mirtes da Costa, 33 anos, soube do seminário pela internet. Ainda assim, ela foi pessoalmente à Secretaria Municipal de Meio Ambiente em busca de mais informações. Mirtes cursa Pedagogia numa faculdade de ensino à distância e achou que a participação no evento poderia ajudá-la num trabalho acadêmico sobre sustentabilidade. Mas os subsídios também seriam úteis para o trabalho pedagógico com crianças.

“Na educação infantil, uma das matérias é Natureza e Sociedade, e fala de sustentabilidade, também. E, para nós, é importante trabalhar com a criança, desde pequena, a consciência ambiental”, explicou a estudante.

A consciência ambiental também foi destacada pelo prefeito Guilherme Menezes*, ao falar sobre os objetivos do debate promovido ali. “Sabemos o quanto é urgente cada pessoa ter essa consciência. Mudar hábitos é difícil, mas é importante nós mudarmos a nossa mentalidade desde as coisas mínimas, mas que somam muito. E a mudança tem que ser agora, hoje, neste momento”, afirmou o gestor.

O evento – Promovida pela Prefeitura de Vitória da Conquista, a Semana do Meio Ambiente está em andamento desde o dia 6, com palestras, feiras temáticas, ações sociais e culturais em instituições de ensino e espaços públicos. Além de energia eólica, o seminário desta quinta-feira trouxe discussões sobre outras fontes alternativas, como a energia fotovoltaica e a biomassa. As atividades continuam até o dia 10.

Além do prefeito Guilherme Menezes, a mesa de abertura foi composta por Carlos Teles, secretário municipal de Meio Ambiente; José Raimundo Fontes, deputado estadual; e Luciano Gomes, representante da Câmara de Vereadores.