Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Bahia Saúde Verão

Segundo Wagner, serviços de saúde serão ampliados para a população baiana

Jacques Wagner, governador da Bahia. Foto: Gabriel Oliveira

Jacques Wagner, governador da Bahia. Foto: Gabriel Oliveira

No primeiro programa de rádio Conversa com o Governador deste ano o governador Jaques Wagner destaca, nesta terça-feira (7), quatro assuntos principais: a abertura de licitação para a prestação de vários serviços e exames importantes para a saúde do baiano, o início da Operação Verão, que está reforçando a segurança nos principais pontos turísticos do Estado, Porto Sul e ainda a agenda no interior, com entrega de equipamentos e assinaturas de ordens de serviço.

Wagner diz que a população baiana vai ter acesso ampliado a exames de radiologia, mamografia, tomografia, ressonância magnética. “São vários exames em que hoje é usada uma metodologia antiga, […] o projeto é que a gente vá ampliando, melhorando a qualidade do serviço de saúde, oferecida à população, e melhorando também a saúde financeira do Estado, na medida em que isso vai otimizar o serviço, gerando menos gastos pelo mesmo procedimento e com um atendimento até de melhor qualidade”.

Operação Verão

Sobre o lançamento da Operação Verão, da Polícia Militar, Wagner ressalta que a segurança é um assunto do dia a dia durante todo o ano, mas que está sendo reforçada nesta época, quando a Bahia recebe milhares de turistas do Brasil e do exterior.

“Não só em Salvador, mas em mais 35 pontos […]. A Operação Verão 2014 envolve aproximadamente 20 mil policiais entre a capital e interior, e como o nome já está dizendo, para dar mais tranquilidade e segurança aos baianos e todos aqueles que nos visitam nessa época das férias escolares, do verão e de muitos turistas. É bom também para a gente, porque gera mais emprego no nosso Estado”, afirma o governador.

Porto Sul

Wagner comenta, nesta edição, a parceria do Governo Federal com a Bahia Mineração, para a construção de um porto privado na região do Porto Sul, e assinatura de um contrato de adesão, entre o Governo do Estado o Governo Federal, para fazer o porto público, que será operado em concessão pela iniciativa privada.

“É um investimento da ordem de R$ 5,5 bilhões, que junto com a Ferrovia Oeste-Leste vai se transformar em um grande vetor de logística e desenvolvimento nas próximas décadas aqui na Bahia”, avalia Wagner. Ele informa que a ferrovia vai cortar o Estado desde a fronteira com Goiás e Tocantins até o Oceano Atlântico.

“Esse porto moderno e preparado para receber grandes navios que hoje fazem o comércio entre os países e continentes é uma luta de sete anos. Chegamos ao ponto de superar todos os entraves e agora posso garantir para a Bahia inteira, para o oeste baiano que produz muitos grãos, que essa ferrovia e o porto vão garantir 50 anos de novos investimentos e empreendimentos e, portanto, mais geração de emprego e renda”, comenta o governador.

Obras no interior

Sobre a agenda no interior do Estado, Wagner contou que esteve em Salinas da Margarida, no último sábado, na quarta-feira vai a Jeremoabo e na quinta estará em Lamarão. “Só nesses três municípios, entre estradas, saneamento e a Farmácia da Bahia, são R$ 32 milhões, continuando o nosso programa de investimento”.

Segundo o governador, todos os Estados e a Federação estão passando por aperto no orçamento. “Dentro dessa dificuldade, não deixamos de fazer esses investimentos, não deixamos de estar ao lado do nosso povo – principalmente o povo da agricultura e da pecuária -, que perderam muito ao longo desses três anos de estiagem, que está sendo superada com as chuvas recentes, que eu espero que continuem até março”.

Wagner diz que, entre as medidas para solucionar as dificuldades orçamentárias, estão várias iniciativas, “como o Refis que nós fizemos – uma economia da ordem de um bilhão de reais -, e eu posso garantir a vocês e aos baianos, que o programa de investimentos continua. […] Eu tenho absoluta convicção e segurança de dizer que nós já atravessamos o pior momento, e eu espero que ao longo de 2014, a gente tenha um equilíbrio fiscal melhor durante todo o ano”.

O programa Conversa com o Governador é produzido pela Secretaria de Comunicação Social do Estado da Bahia (Secom), veiculado toda terça-feira, às 7h30, pela Rádio Educadora FM 107,5 MHz e reproduzido por vários veículos de comunicação, além de ficar disponível na página do Conversa e pelo telefone 0800-071-7328.