Vitória da Conquista

Secretaria Municipal de Educação avalia estratégias pedagógicas adotadas na Rede de Ensino no período da pandemia

Para suprir as necessidades educacionais dos alunos da Rede Municipal de Ensino durante a pandemia do coronavírus, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) criou uma plataforma própria de estudo remoto. Em pesquisa realizada no último mês, 70% dos alunos têm utilizado a plataforma para ter acesso às atividades de apoio à rotina de estudos.

Essa pronta resposta da Smed ao cenário desafiador do distanciamento social merece destaque. “Foi um sucesso o tempo recorde em que conseguimos colocar a plataforma no ar, quando foi observado o não retorno imediato das aulas presenciais – suspensas em 18 de março. Por volta de 13 de abril, a plataforma foi ao ar”, destacou a assessora pedagógica do Gabinete da Smed, Maisa Andrade.

Segundo Maisa, já nas primeiras semanas de utilização, foi contabilizado 1 milhão de acessos à ferramenta, que beneficia desde a Educação Infantil (4 e 5 anos) até a Educação de Jovens e Adultos (EJA), passando pela Educação Especial e pelo Acelera. A assessora lembra que, com as estratégias estabelecidas em parceria com as unidades de ensino, para os alunos que não têm acesso à internet o material impresso tem sido entregue.

“A nossa preocupação é essa: de que os alunos não percam o vínculo com as escolas, a rotina de estar estudando, revisando matéria, fazendo pesquisa, tendo acesso ao conhecimento para que, quando a gente retorne na modalidade presencial, ele possa ter a sensação de continuidade. Acho que o grande ganho da plataforma é esse movimento de reinvenção para o alcance dos nossos alunos”, avaliou Maisa.

Evolução pedagógica – E não apenas na plataforma a avaliação é positiva, mas também em outras estratégias pedagógicas. Segundo análises preliminares do Núcleo Pedagógico da Smed, de acordo com comparativos das avaliações feitas ao longo dos últimos anos letivos, a expectativa é que haja um crescimento na aprovação dos alunos do Ensino Fundamental I e II no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Assim como também é esperado um aumento na chamada proficiência, que mede o nível de conhecimento do aluno. “Os dados preliminares da prova Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) realizada em 2019, apontam que 48 das 58 escolas de Ensino Fundamental I e 30 das 33 escolas do ensino Fundamental II, aumentaram sua nota de aprendizado. A proficiência é o que realmente caracteriza o aprendizado. O aumento significativo do número de escolas que cresceram, indicam que estamos evoluindo, as políticas educacionais implementadas no nosso município têm sido efetivas. Já temos resultados positivos”, ressaltou a coordenadora-geral do Núcleo Pedagógico da Smed, Tânia Novais.

O secretário de Educação, Esmeraldino Correia, comentou a respeito de ambas questões: “Diante da suspensão das aulas presenciais, estamos trabalhando continuamente de forma efetiva, planejada e coordenada, através da plataforma online da Smed. Proporcionando ao nosso alunado o acesso contínuo ao conhecimento, oportunizando o elo, mesmo que de forma virtual, entre o aluno e a aprendizagem, mantendo também o importante vínculo entre professor e aluno, assim como está sendo feito em todo setor educacional nas cidades mais desenvolvidas do mundo.  No aspecto da proficiência e dos resultados esperados para o Ideb, que logo mais será divulgado, temos ganhos reais. A atual política educacional centrou todos os seus esforços no setor pedagógico, na pessoa do gestor, do coordenador e do professor, cada um de forma individual, incentivando, orientando, acompanhando e capacitando todos que compõem o núcleo Pedagógico, tornando a rede uníssona e focada em melhorar o desempenho e rendimento da educação pública em Vitória da Conquista, porque Educar é Conquista!”.