Meio Ambiente

Secretaria de Meio Ambiente faz transplantio de árvores para adequar as espécies à área urbana

Na Juracy Magalhães, o transplantio já está sendo feito

A Prefeitura tem cuidado das praças, jardins e avenidas da cidade, realizando limpeza e embelezamento em vários pontos por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Atualmente são três frentes de trabalho; uma delas, com 12 servidores, realizou na quinta, 09, e sexta-feira, 10, serviços de poda de gramado, árvores e arbustos e monitoramento das espécies na Avenida Juracy Magalhães.

Neste monitoramento, técnicos do Meio Ambiente verificaram que algumas mudas de árvores, plantadas ao longo da Juracy, são inadequadas para as dimensões dos canteiros. “O que pude observar ali é que existe a ciclovia, o passeio e canteiros para serem plantados espécies de médio e pequeno porte tipo palmeira que não tem raízes agressivas. E infelizmente, no governo passado, foram plantadas ali árvores de grande porte. O espaçamento de uma grande porte vai de 10 a 20 metros. Não se pode plantar um ipê, um flamboyant, onde se tem um canteiro de espaçamento reduzido. Essas espécies são plantadas em áreas verdes, não em avenidas de canteiros reduzidos”, explicou a secretária municipal de Meio Ambiente, Luzia Vieira.

Segundo Luzia Vieira, a Secretaria vai aproveitar o período de chuva para retirada dessas mudas. Elas serão conduzidas ao Horto Florestal para futuramente serem plantadas em áreas verdes. Um novo replantio com espécie adequada para as dimensões dos canteiros será feito na Juracy Magalhães.

Outro exemplo citado pela secretária da pasta, é o plantio de duas árvores de grande porte na rótula da Av. Rosa Cruz com a Olívia Flores. “Nas rotatórias deve se preservar a visibilidade dos carros. Então esses plantios foram feitos de forma errada e nós estamos corrigindo. Se virem tirando alguma muda, nós estamos tendo cuidado de fazer um transplantio, vamos cuidar, vamos adubar e vamos levar para plantar em áreas corretas e ali serão substituídas por espécies adequadas para aquele espaço”, comentou ainda a secretária Luzia Vieira.

A partir de segunda-feira, 13, o Centro de Educação e Cultura Glauber Rocha e a Av. Integração também a receberão este tipo de intervenção.