Saúde Sudoeste

Saúde sem Fronteiras chega ao município de Caetanos

A unidade móvel está estacionada na Praça Digital, atendendo das 7 às 18h, até o dia 9/5

Mulheres da faixa etária de 50 a 69 anos do município de Caetanos, na região de Vitória da Conquista, começaram a ser atendidas nesta quarta-feira (2) pelo programa Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama, para a realização de exames de mamografia, detecta precocemente os casos de câncer de mama.

A unidade móvel está estacionada na Praça Digital, atendendo das 7 às 18h, até o dia 9/5. A Secretaria da Saúde do Estado (SESAB) pactuou com o município de Caetanos, o atendimento para 1.046 mulheres dentro da faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde. Para ser atendida, a mulher deve levar um comprovante de endereço, o Cartão SUS e um documento de identificação com foto. Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em Oncologia na região de residência das pacientes.

O Saúde sem Fronteiras é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama. O programa tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento.