Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Bahia Saúde

‘Saúde em Movimento’ chega a mais de 320 mil consultas e 100 mil cirurgias oftalmológicas

Foto: Reprodução

O programa estadual Saúde em Movimento, que atenderá a população de Bom Jesus da Lapa e outros municípios da região oeste da Bahia, é um dos destaques da edição desta terça-feira (1º) do programa Conversa com o Governador.

“Não tenho dúvida de que esse trabalho tem colocado a Bahia na ponta do atendimento oftalmológico no Brasil, sendo reconhecido, inclusive, por vários organismos internacionais como uma grande iniciativa do nosso governo nessa área da saúde”, afirma o governador Jaques Wagner.

Segundo ele, que, juntamente como o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, estará na próxima sexta-feira (4) em Bom Jesus da Lapa para acompanhar as ações do programa, o Saúde em Movimento, desde a sua criação, em 2009, até dezembro de 2012, já realizou 100.384 cirurgias de catarata e mais de 320 mil consultas oftalmológicas.

Nessa etapa da ação, a previsão é atender gratuitamente a mais de dez mil pessoas, com realização de consultas e cirurgias de catarata, e, em caso de necessidade, mediante receita médica, oferecerá óculos. O governador fala ainda da restauração de monumentos históricos no município de Barra, também no oeste, e da inauguração no próximo sábado (5) de um trecho recuperado de 43 quilômetros da rodovia BA-220, no município de Andorinha, no norte do estado.

“Para mim, é uma alegria porque efetivamente a estrada é que garante a mobilidade das pessoas, seja com seus produtos, sua produção agrícola, ou ainda o transporte de um doente ao hospital ou de um estudante à universidade”. A obra na rodovia teve investimento da ordem de R$ 15 milhões e vai beneficiar uma população de 250 mil habitantes dos municípios de Senhor do Bonfim, Antonio Gonçalves, Campo Formoso e Andorinha.

“É mais um trecho de estrada dentro daqueles que já inauguramos – 7,3 mil quilômetros, com o compromisso de até 2014 poder atingir a marca de nove mil quilômetros, passando a ser o governo do Estado que mais investiu em estradas na história da Bahia”, enfatiza o governador.

Prédios históricos

Wagner destaca ainda a inauguração, na próxima quinta (3), da restauração do Palácio Episcopal Cristo Rei e a Catedral de São Francisco das Chagas no município de Barra, com investimento do Estado superior da R$ 400 mil. Segundo ele, tratam-se de imóveis históricos de notável mérito arquitetônico, com características de meados do século 19, que merecem o investimento do Estado, além de prestarem serviços à comunidade.

Investimentos

No programa, Wagner fala também da atração de investimentos internacionais para a Bahia e também comenta sobre o discurso da presidente Dilma Rousseff na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), contra a espionagem de agências norte-americanas no Brasil e em outros países. Segundo ele, o pronunciamento da presidente causou repercussão nacional e internacional muito importante.

“Ela se colocou muito bem mostrando a independência do nosso País, a privacidade das informações, das comunicações, das pessoas e dos Estados, propondo uma Governança Global, capitaneada pela própria ONU, que a gente tenha regras muito claras que protejam a privacidade dos Estados e das pessoas”, diz Wagner.

O governador integrou a comitiva da presidente Dilma aos Estados Unidos, juntamente com os ministros da Fazenda, Guido Mantega, da Indústria e Comércio, Fernando Pimentel, e do presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, apresentou a investidores norte-americanos e de outras partes do mundo, as oportunidades de investimentos no Brasil, inclusive na Bahia.

Wagner afirma que levou vários documentos sobre as oportunidades de investimentos na Bahia. “Espero que esse contato possa frutificar, como outros que fiz e sempre redundaram em investimento em nosso estado”.

O programa Conversa com o Governador é produzido pela Secretaria de Comunicação Social do Estado da Bahia (Secom), veiculado toda terça-feira, às 7h30, pela Rádio Educadora FM 107,5 MHz e reproduzido por vários veículos de comunicação, além de ficar disponível aqui, ou ainda pelo telefone 0800-071-7328.