Bahia

Santander começa a promover demissões na Bahia; desligamentos chegam a 5

O Banco Santander começou a promover demissões na Bahia. Antes, os desligamentos estavam restritos apenas ao Sul e Sudeste do país.

Segundo lista fornecida pelo Sindicato dos Bancários da Bahia ao Metro1, as unidades que tiveram funcionários demitidos ficam em Salvador e também no interior do estado.

Presidente licenciado do sindicato na Bahia, Augusto Vasconcelos afirmou que o banco fez um acordo de não realizar demissões, mas, agora alega que o prazo estipulado venceu.
Informações apuradas pelo Metro1 apontam que o banco espanhol pretende reduzir o seu quadro funcional no país em até 20%. A decisão contrasta com a saúde financeira da instituição. No ano passado, o banco aferiu lucro de R$ 14,5 bilhões, valor 17,4% superior se comparado com 2018.

Em resposta enviada à Folha, o Santander negou as demissões. “Nosso compromisso social segue inabalável. Anunciamos recentemente a busca de mais de 1.000 profissionais e iniciamos uma nova operação de atendimento no sul do Brasil que poderá gerar mais de 4.000 empregos ainda neste ano”, afirmou o banco.