Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Bahia Eleições 2014 Política

Rui Costa garante que indicado pelo PT à sucessão de Jaques Wagner sai dia 30

Secretário Rui Costa. Foto:  Gabriel Oliveira

Secretário Rui Costa. Foto: Gabriel Oliveira

Evitando sempre falar sobre a sucessão estadual, o secretário da Casa Civil, Rui Costa, garantiu ontem que o nome do PT deve ser divulgado no próximo sábado (30), no evento da posse do novo presidente estadual da sigla, Everaldo Anunciação. O comentário aconteceu durante um evento da Secretaria de Educação, na Arena Fonte Nova, para o site Bocão News. Sobre o favoritismo do governador Jaques Wagner, como é citado nas rodas políticas, Costa tangenciou. “Estou pensando apenas em meu trabalho como secretário. Qualquer um dos escolhidos irá representar muito bem o partido. Eleição só em 2014”, afirmou o titular da Casa Civil.

O clima para definição do candidato petista para substituir Wagner, no entanto, não está completamente pacificado. Segundo fontes internas do PT, as conversas com os pré-candidatos e a direção estadual da sigla permanecem, porém, sem grandes avanços e, a pouco mais de 48h para a previsão de anúncio, ainda restam arestas para serem aparadas. Apesar de o movimento majoritário sinalizar que Costa será sacramentado como o candidato, os demais petistas tentam chegar a um entendimento sem impactar na participação da militância na campanha eleitoral do próximo ano – existem tensões pontuais em que se ancoram os mais pessimistas para tentar adiar a apresentação do candidato da sigla.

O esforço da direção partidária é tamanho que foi agendada para amanhã uma reunião com a participação dos pré-candidatos com hora para começar apenas. A informação foi do presidente eleito da sigla, Everaldo Anunciação, que participa diretamente da articulação para o entendimento. O encontro, que deve formalizar a posse de Anunciação, acontece no mesmo dia e lugar em que um dos pré-candidatos, Luiz Caetano, agendou o “Encontro com Caetano” para discutir o andamento das próprias estratégias. Nos bastidores, a reunião de simpatizantes do ex-prefeito de Camaçari é tratada como o derradeiro esforço dele para mobilizar companheiros, mas que deve terminar com a retirada das forças em torno do nome dele do páreo.

De acordo com informações chegadas à Tribuna, a maior dificuldade dos demais pré-candidatos é aceitar os argumentos do governador para a indicação de Rui Costa, sem passar pelas instâncias de decisão inicial do PT – essa é a principal reclamação dos correligionários que pertencem a outras correntes internas. Mesmo com todo o empenho de José Sérgio Gabrielli e de Walter Pinheiro, dentro do PT o titular da Casa Civil é considerado o real candidato, restando apenas a decisão sobre o anúncio, que deve acontecer no dia 30, conforme sugestão do próprio Costa, ou adiado, a depender das conversas que devem ser realizadas hoje e amanhã.