3 de julho de 2019 às 13:01

Rui apresenta projetos de infraestrutura e telecomunicações a empresas espanholas

Rui se reuniu com representantes do grupo Acciona, que já opera na Bahia como fabricante de componentes eólicos

Nesta terça-feira (2), em Madrid, o governador Rui Costa apresentou a empresas espanholas os próximos projetos de infraestrutura e de telecomunicações que serão implantados na Bahia. Destaque para a construção da Ponte Salvador-Itaparica e do Centro de Convenções. Ele se reuniu com representantes do grupo Acciona, que já opera na Bahia como fabricante de componentes eólicos.

Aos executivos, Rui mostrou as potencialidades da Bahia para novos investimentos. “Um dia bastante produtivo. Estivemos com um dos maiores investidores do mundo nas áreas de energia eólica e solar, que é a Acciona, reforçando investimentos no interior da Bahia para gerar energia e investimentos para montagem de equipamentos para geração de energia”, afirmou o governador.

Três obras que serão realizadas na modalidade de Parceria Público-Privada (PPP) receberam atenção durante o encontro: o Sistema Viário Oeste (SVO), o Centro de Convenções e um projeto de saneamento para Salvador e Ilha de Itaparica. O SVO, que inclui a Ponte Salvador-Itaparica, está orçado em R$ 5,34 bilhões, com aporte de R$ 1,51 bilhão do Governo do Estado. Além dos espanhóis, empresas chinesas, italianas e francesas têm interesse na execução do projeto.

Outras possibilidades de investimento apresentadas à Acciona foram na área de energias renováveis e o projeto de concessão de prédios públicos no Centro Histórico de Salvador.

O diretor de Desenvolvimento da Acciona, César de Carlos, se mostrou surpreso com o potencial da Bahia na geração de energia eólica e disse que é um mercado a explorar. “Por isso que estamos aqui: para convidar vocês a investir lá”,  comentou o governador. Representantes da Acciona visitam Salvador nas próximas semanas para dar andamento às negociações. 

Telefônica

No fim da tarde desta terça (2), Rui esteve reunido com a Telefônica, um dos principais conglomerados de comunicação do mundo. As licitações da Rede Governo IV e do projeto Vídeo-Polícia Expansão foram discutidas no encontro.

A Rede Governo IV envolve serviços de conectividade, telefonia e central de atendimento (service desk). Já o Vídeo-Polícia Expansão compreende o monitoramento, controle e gestão do Centro de Operações e Inteligência 2 de Julho (COI) e dos 22 Centros Integrados de Comunicação (Cicom) espalhados pela Bahia. Durante a reunião, o governador também externou o interesse em aplicar novidades tecnológicas na área da Educação.

Serviço de Emergência de Madrid

Ainda nesta terça (2), Rui conheceu o Serviço de Chamada de Emergência 112 de Madrid. Referência na Europa, o 112 é acionado pela população para todos os tipos de emergência, como saúde, segurança, combate a incêndios e salvamento. O objetivo da visita foi entender o modelo de gestão do serviço, que é administrado pela Agencia de Seguridad y Emergencias Madrid 112 (Asem-112).

A experiência do 112 espanhol vai subsidiar o Governo da Bahia na elaboração do modelo de gestão para o projeto Vídeo-Polícia Expansão, que terá licitação lançada ainda neste ano. Acompanham Rui na Espanha os secretários estaduais do Planejamento, Walter Pinheiro, da Casa Civil, Bruno Dauster, e do Turismo, Fausto Franco, além do cônsul-geral da Espanha no Brasil, Gonzalo Fournier.



Deixe seu Comentário