Política Vitória da Conquista

Reivindicação por Secretaria de Esporte marca audiência pública na Câmara

A reivindicação para criação de uma Secretaria Municipal de Esportes, com ênfase na ampliação de ações de incentivo às várias modalidades esportivas, especialmente o esporte amador, deu a tônica na audiência pública realizada na Câmara de Vereadores na noite desta segunda-feira (15). Dezenas de desportistas compareceram à audiência e tiveram a oportunidade de manifestar opinião sobre o assunto.

Autor do requerimento que originou a audiência pública, Cícero da Hospec (PV) afirmou que uma eventual Secretaria de Esportes teria como objetivo promover o acesso à prática de atividades sociais, recreativas, comunitárias e de lazer, dando apoio ao esporte e aos atletas para realização de eventos esportivos. O parlamentar destacou que o esporte é uma forma de lazer e entretenimento que pode promover mudanças na vida das pessoas.

Ao tratar especificamente do estímulo à formação de atletas amadores e profissionais, ele falou da necessidade de disponibilização de escolinhas de esportes em diversos locais para melhoria da qualidade de vida de crianças e adultos. “É importante continuar trabalhando com o esporte para contribuir com a sociedade. Só o esporte pode tirar a criança das drogas”, concluiu.

O secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Gildelson Felício, afirmou que o incentivo à prática esportiva é uma tarefa coletiva, que deve envolver o poder público, mas que também depende da participação do empresariado esportivo local. Segundo ele, há escassez de investimentos na área de esportes por parte do Governo Federal, que tem priorizado os grandes centros em função da realização da Copa do Mundo em 2014. Gildelson afirmou ser necessário incluir o esporte como prática educacional desde o ensino fundamental aos cursos superiores, “que perderam essas características”, especialmente porque parcela da juventude está sendo “tragada” pelo tráfico de drogas.

Sobre a reivindicação dos desportistas para criação de uma secretaria específica, o secretário Gildelson Felício afirmou não vê essa medida como solução para os vários problemas apontados. Segundo o gestor, a Prefeitura Municipal enfrenta um momento de austeridade com a folha de pagamento e é improvável que o governo tome medida nesse sentido. “Temos uma vivência e conhecemos a cidade, sabemos o problemas mas não podemos dar conta de todos por questões financeiras e orçamentárias”.

Fonte: Ascom/PMVC