Cultura Vitória da Conquista

Recitais com Heryck Almeida, João Carlos Victor e Jorge Caballero marcam encerramento do I Festival Internacional de Violão

SAM_3841

I Festival Internacional de Violão. Fotos: Gabriel Oliveira

Em parceria com o Movimento Violão, a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou, nos dias 21, 22 e 23 de novembro, o I Festival Internacional de Violão.

SAM_3791

Heryck Almeida

Na noite deste sábado (24), o encerramento do evento foi marcado por um grande público que lotou o auditório do Pólo de Educação Permanente, no Cemae, e por belíssimas apresentações. A noite começou com a execução de duas peças de composição própria pelo violonista conquistense Heryck Almeida, que preparou o público para as belíssimas composições musicais que ainda abrilhantariam a noite.

SAM_3799

João Carlos Victor

O segundo a subir ao palco foi o músico João Carlos Victor, que, executando composições próprias e de forma marcante, do artista brasileiro e internacionalmente reconhecido Heitor Villa-Lobos, encantou o público e foi aplaudido de pé pela plateia.

SAM_3821

Jorge Caballero

A última apresentação do I Festival Internacional de Violão ficou por conta do violonista peruano Jorge Caballero, que trouxe a marca da música espanhola para o público conquistense e visitantes de diversos estados e países. O artista concluiu sua apresentação, mas retornou ao palco após apelos da plateia, e daí em diante foi só diversão, com músicas animadas e clássicos do movimento erudita.

Os artistas

O músico, compositor, cantor e escritor Heryck Almeida é formado em Música, com ênfase em Violão Clássico e Composição, na escola New England Conservatory of Music, a mais antiga escola independente de música dos Estados Unidos, localizada em Boston, Heryck foi aluno do Conservatório Frederic Chopin e do Conservatório Municipal de Música, mantido pela Prefeitura de Vitória da Conquista. Como parte do seu repertório destacam-se obras de Bach, Mozart, Villa-Lobos, Dilermando Reis, obras de sua própria autoria, bem como outros compositores brasileiros.

Destacando-se no cenário musical brasileiro como o violonista mais premiado de sua geração, João Carlos Victor é detentor de 15 prêmios em concursos, entre eles: Iº Concurso Internacional Vital Medeiros, ganhando também o prêmio especial de público; III Concurso Nacional de Interpretação Violonística; VIII Concurso Nacional Heitor Villa-Lobos, em que foi, pela primeira vez no evento, o candidato que obteve nota máxima de todos os jurados e premiado, também, como Melhor Intérprete do compositor Heitor Villa-Lobos; Concurso de Jovens Solistas da Orquestra de Câmara da 4ª Semana de Música de Ouro Branco e I Concurso Nacional de Violão da UFG.

Jorge Caballero é o mais jovem músico e único violonista a ganhar o prêmio Naumburg International Competition, um dos mais prestigiados e cobiçados prêmios concedidos a artistas de qualquer instrumento, comparável ao Prêmio Pulitzer para músicos. Conhecido pela intensidade de suas performances, Caballero é considerado, por muitos, um dos melhores violonistas de sua geração. Allan Kozzinn do New York Times o chamou de “soberbo jovem guitarrista” e elogiou sua rara combinação: “uma técnica ágil, potente e uma personalidade interpretativa de fala mansa”.