Vitória da Conquista

Queiroga depõe novamente à CPI da Covid nesta terça

A CPI da Covid ouvirá nesta terça-feira (8), pela segunda vez, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. O titular da pasta é a primeira pessoa a prestar dois depoimentos à CPI. Nesta segunda oitiva, os senadores devem questioná-lo sobre as condições sanitárias para o país sediar a Copa América e a suposta influência de um “gabinete paralelo” nas decisões do governo sobre a pandemia.

No primeiro depoimento, em 6 de maio, a fala do ministro da Saúde foi considerada “contraditória” e evasiva por alguns integrantes. Ele evitou responder a diversas perguntas sobre temas sensíveis ao governo, como as posições de Bolsonaro sobre tratamento precoce e uso da cloroquina, comprovadamente ineficazes contra a Covid.

Nesta terça, Queiroga deverá ser cobrado a dar posicionamentos mais firmes sobre declarações do presidente Jair Bolsonaro. Nos bastidores, adversários de Bolsonaro veem na reconvocação uma nova possibilidade de desgaste do presidente. Já aliados do Palácio do Planalto consideram que o novo depoimento do ministro é desnecessário e atrapalha o titular da Saúde ao desviá-lo das ações de enfrentamento à pandemia.