Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Bahia Geral

Queda do uso de dinheiro torna celulares foco dos bandidos

A prática criminosa não se restringe ao transporte coletivo e tem sido realizada também em outros espaços

A prática criminosa não se restringe ao transporte coletivo e tem sido realizada também em outros espaços

Com o crescente uso de cartões de crédito e débito e do bilhete eletrônico nos ônibus, além da consequente diminuição da utilização de dinheiro em espécie, o celular tornou-se o principal alvo de bandidos nos assaltos a coletivos em Salvador.

Segundo dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), nos primeiros seis meses de 2015, foram registradas 1.309 ocorrências em ônibus da capital baiana, média de sete roubos diários. Pesquisa recente realizada pela corretora Bem Mais Seguro apontou que o transporte público é onde mais se roubam aparelhos no Brasil, com 31% dos casos. Segundo a corretora, o número de seguros para celulares, em Salvador, aumentou 130% entre dezembro de 2014 e o mês passado.

No entanto, a prática criminosa não se restringe ao transporte coletivo e tem sido realizada também em espaços como praças, pontos de ônibus, bares e restaurantes. Em Vitória da Conquista, durante o Festival de Inverno realizado neste final de semana (28 a 30/08), foram roubados mais de 70 aparelhos celulares.

Ocorrência

A delegada Francineide Moura, titular da DRFR, ressalta ser fundamental o registro da ocorrência, que pode ser feita pelo site da Polícia Civil ou em uma delegacia. Além de ajudar a polícia no mapeamento criminal, o BO é também uma forma de evitar problemas futuros.

Ela conta que há casos em que os bandidos utilizam os aparelhos roubados para cometer outros crimes. Daí a importância de registrar a ocorrência. O especialista em segurança pública e privada Jorge Lordello orienta que as pessoas evitem o uso dos equipamentos em locais com grande circulação de pessoas, no ônibus e em automóveis.

“Ao entrevistar bandidos em cadeias, ouvi diversas vezes: ‘O que não vejo, não tenho como desejar'”, ressalta o especialista [confira mais dicas acima].

Mesmo com as orientações, é comum ver pessoas descuidadas com o aparelho. Na Estação da Lapa, o motorista aposentado Antônio Jorge da Silva, 54, mexia, distraído, no celular.

Ao ser questionado se não sentia medo, ele foi enfático: “nem um pouco. Nunca fui assaltado”, diz. No entanto, relatou que o ônibus que conduzia, da linha Engomadeira-Lapa, foi assaltado cinco vezes. “Roubaram todos os passageiros, mas nunca levaram meu celular”.

O problema de roubo de celulares é antigo, mesmo antes dos modernos smartphones. A administradora Juliana Alonso, 35, teve o aparelho levado por ladrões, em 2006 e em 2009. Na segunda, ela conseguiu recuperar o equipamento.

“Um mês depois, uma pessoa ligou para uma amiga minha, dizendo que tinha achado um celular. Fiquei com medo de ir pegar, mas fui e deu tudo certo, era o meu aparelho. Provavelmente ele deixou cair em algum lugar”, conta.

A delegada Francineide Moura conta que os aparelhos são usados pelos bandidos como moeda de troca. “Na maioria das vezes, são usados para pagar dívidas com o tráfico. Então, ele vende para ter o dinheiro ou entrega o celular como pagamento”, revela.

O delegado José Neris Araújo, do Grupo Especial de Repressão a Roubos em Coletivos (Gerrc), explica que, justamente por conta do reforço no combate aos crimes nos ônibus, os bandidos estão migrando para outros espaços. Segundo ele, diversas prisões de assaltantes de ônibus têm sido realizadas.

Na última semana, por exemplo, um casal de ladrões e cinco receptadores foram presos durante uma operação. “Quase todas as vezes que pegamos uma pessoa que roubou, pegamos também receptadores. Há um mercado paralelo muito forte”, afirma.

Segundo ele, há uma parcela de culpa da sociedade, que alimenta o mercado. A compra de um aparelho fruto de roubo pode ser caracterizado como receptação. “O indivíduo que se submete a isso pode responder a crime, com pena de reclusão de 1 a 4 anos, só para ter um celular melhor”, enfatiza.

Projeto de lei

Um projeto de lei do deputado estadual Marcelino Galo (PT) propõe o bloqueio imediato do celular roubado. O projeto obriga a inclusão, nos registros de ocorrências, do respectivo número de IMEI para que a polícia comunique imediatamente às operadoras de telefonia celular, por meio eletrônico, e estas procedam o bloqueio do aparelho.

“As operadoras de telefonia terão 12 horas para bloquear após aviso da polícia”, afirma. Atualmente, para que o aparelho seja bloqueado, as pessoas têm que ligar para as operadoras após registrarem a ocorrência.

Fonte: A Tarde On-line