Bahia

Quase metade da população baiana deixa de cumprir isolamento

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) da Covid-19 divulgada hoje (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que quase metade dos baianos deixou de respeitar o isolamento social rígido na Bahia entre os meses de julho e novembro.

De acordo com o IBGE, apenas 15,4% da população está em quarentena rígida na Bahia e 41,6% disse estar saindo apenas para a realização de atividades de necessidade básica. O isolamento social está sendo cumprido, então, por 57% dos baianos.

Em junho, 78,4% da população do estado baiano ainda cumpria o isolamento recomendado para o enfrentamento da pandemia do coronavírus. Ou seja, houve uma queda de 21,4% de pessoas em quarentena na Bahia.

Quando analisados apenas os dados de pessoas em isolamento rigoroso, houve uma queda de quase metade: de 4,217 milhões em junho para 2,307 milhões em novembro. O que quer dizer que 1,911 milhão de pessoas flexibilizaram ou deixaram de cumprir o isolamento, o que corresponde a uma queda de 45,3%.