Bahia Política

PT reduz em 60% número de prefeituras na Bahia; DEM e PSDB crescem

Na capital do estado, o prefeito ACM Neto foi reeleito com 73,9% dos votos válidos

Na capital do estado, o prefeito ACM Neto foi reeleito com 73,9% dos votos válidos (Foto: Correio da Bahia)

As eleições municipais de 2016 alteraram bastante a configuração das prefeituras baianas. O Partido dos Trabalhadores (PT), que em 2012 havia emplacado 93 candidatos ao posto de líder do Executivo municipal, em 2016 fez apenas 39 prefeitos, uma redução de quase 60%.

Legendas como o PSDB e DEM, no entanto, aumentaram consideravelmente o número de prefeituras. Este ano, o Democratas saltou de nove para 34 prefeituras na Bahia. Enquanto o PSDB, que nas eleições municipais passadas também havia feito nove prefeitos, chegou aos 19 candidatos eleitos.

De acordo com o cientista político Camilo Aggio, o motivo da queda vertiginosa do Partido dos Trabalhadores no comando das prefeituras brasileiras se deu, principalmente, pelo sentimento antipetista que aflorou nos eleitores com o desenrolar das fases da Operação Lava Jato.

“A Lava Jato foi o principal cabo eleitoral do antipetismo, sobretudo nas últimas fases da Operação, que aconteceram em momentos muitos próximos às eleições, e transformou o ex-presidente Lula em réu e culminou com as prisões dos ex-ministros Antonio Palocci e Guido Mantega”, afirmou Aggio.

Algumas das cidades de maior relevância socioeconômica da Bahia também elegeram, na sua maioria, candidatos filiados ou coligados ao DEM e PSDB. Na capital do estado, o prefeito ACM Neto foi reeleito com 73,9% dos votos válidos, superando Alice Portugal (PC do B) que, com o apoio do governador Rui Costa, terminou o domingo eleitoral com 14,5% dos votos.

Na cidade de Feira de Santana, o cenário foi bastante parecido com o apresentado na capital. O democrata José Ronaldo bateu o petista Zé Neto por 71,1% a 15,7%, conquistando a segunda maior prefeitura do estado.

Em Camaçari, Elinaldo, também do DEM, somou 60,8% dos votos e derrotou Caetano (PT). Já em Ilhúes, a candidata Carmelita, do Partido dos Trabalhadores, não ficou sequer entre os cinco mais votados do pleito, que foi vencido por Dr. Mario Alexandre (PSD). E Oeste do estado, na cidade de Barreiras, Zito Barbosa (DEM) venceu Antônio Henrique (PP), que recebeu apoio petista.

Fonte: Correio da Bahia