Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Brasil ENEM

Prova do 1º dia do Enem tem música dos Titãs, índios e direito dos gays

A estudante Laís Borges, 18, diz que é boa em matemática e está confiante para o segundo dia do Enem. Foto: G1

A estudante Laís Borges, 18, diz que é boa em matemática e está confiante para o segundo dia do Enem. Foto: G1

As provas de ciências humanas e de ciências da natureza do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2013 abordaram questões históricas, tradicionais e de atualidades neste sábado (26). Entre as questões que caíram na prova estavam perguntas que abordavam globalização, a demarcação de terras indígenas, o governo de Juscelino Kubitschek, circuitos elétricos, química orgânica e a transmissão da rubéola. Entre os elementos de cultura pop que apareceram nas questões estava a canção “Disneylândia”, do grupo Titãs. Na prova, está indicado que a canção foi escrita por Arnaldo Antunes, mas na página do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) na internet, a música está creditada a toda banda.

Paulo Miklos, Tony Bellotto, Branco Mello e Sérgio Britto, dos Titãs (Foto: Marcos Hermes/Divulgação)A partir dos versos da canção, o Enem pediu que os candidatos relacionassem as situações de comércio e produção no mundo. A prova selecionou trechos da música como “Pilhas americanas alimentam eletrodomésticos ingleses na Nova Guiné/Gasolina árabe alimenta automóveis americanos na África do Sul./(…)/Crianças iraquianas fugidas da guerra/Não obtém visto no consulado americano do Egito/Para entrarem na Disneylândia”. A música faz parte do álbum “Titanomaquia”, lançado em 1993.
As 45 questões da prova de ciências humanas tiveram diversas charges e cartuns, alguns deles históricos, como um da década de 1930 que falava sobre o voto feminino no Brasil, e outro que ilustrava a época do governo de Juscelino Kubitschek, marcada pelo desenvolvimentismo, mas também pela desigualdade social.

O uso de mapas apareceu em uma questão de atualidades: as disputas pelos territórios indígenas, principalmente nas regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil. O enunciado pediu que os candidatos relacionassem dois mapas, um sobre a concentração populacional no país, e outro sobre as disputas pela demarcação das terras dos índios brasileiros.

Outra questão atual no Brasil promoveu um debate sobre a reforma agrária. Na prova, dois textos foram publicados, um redigido pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) defendendo a prática, e outro contra a reforma agrária. A questão exigiu que os estudantes relacionassem a melhor alternativa para explicar os dois pontos de vista.

Uma charge de sobre usuários de redes sociais e sua relação com o “mundo real”, em que o personagem, que afirmava estar ter perfis na maioria dos sites, não estava presente em lugar nenhum da “vida real”. Ela foi usada para perguntar ao candidato qual era a crítica feita no texto.

Cena da animação de 1994 (Foto: Reprodução)

Ainda na prova de ciências humanas, uma das questões trouxe o assunto do aumento dos direitos civis dos homossexuais nos Estados Unidos. Os estudantes tiveram que escolher, entre as cinco opções, a que representava a melhor interpretação de um texto sobre o tema.

Além dos EUA, a África também esteve presente na prova deste sábado. Um texto abordou a produção cinematográfica norte-americana sobre temas relacionados ao continente africano e criticou o fato de que filmes como “Um príncipe em Nova York” e “O Rei Leão” mostravam a África de um ponto de vista puramente exótico, ou, no caso da animação, sem a presença de humanos, e ocultavam a real cultura da região.

Protestos na Europa também foi tema de pergunta de prova. Texto lembrou o acampamento feito por jovens na Praça do Sol, em Madrid, em 2011. Depois era indagado ao candidato qual era o motivo da manifestação. A Espanha seguiu sendo tema, com pergunta sobre a Guerra Civil que aconteceu no país na década de 30.

Textos do filósofo francês René Descartes, do cientista político e economista alemão Karl Marx e do escritor e filósofo Nicolau Maquiavel foram usados para posicionar o candidato sobre perguntas que abrangiam seus campos de estudo. Também um trecho de “Os Sertões”, de Euclides da Cunha, foi usado para que fosse indicada o tipo de vegetação que é encontrada no local onde se passa a história.

A Cisjordânia e a questão da Palestina também foram abordados. Em um texto colocado para o estudante, era afirmado que um site de buscas indicava, em baixo de seu logo, que o local onde está situada a Cisjordânia é na Palestina, em vez de apontá-la em um “território palestino”.

A presença da África refletida em nosso cotidiano apareceu na prova em duas perguntas, com menção sobre a festa religiosa de coroação do Rei do Congo, em que tinha como base o texto da historiadora Mary Del Priore, e a incorporação da capoeira na cultura brasileira.

Escravidão apareceu na prova em outras questões. Uma mencionava o final da escravidão nas lavouras e a contratação de obra assalariada. Também foi colocado um texto de época em que defendia que a melhor maneira de se acabar com a escravidão seria pela via das leis.

Ciências da natureza
Já em ciências da natureza, a prova do Enem trouxe questões clássicas principalmente em física e química, com problemas que pediam conhecimentos como amperagem e voltagem, e outros exigindo o cálculo de massa, mol, além de outras questões de química orgânica.

Em outra questão de física, os candidatos tiveram que identificar os diferentes gráficos que representavam adequadamente os movimentos de velocidade nas diversas fases da queda de um paraquedista.

Mais de uma questão de biologia que apareceram na prova do Enem falou sobre citologia, na qual era preciso conhecer as diferentes partes da célula. Genética também foi outro tema que caiu no Enem, em uma questão onde o candidato tinha que encontrar, em um gráfico, qual era o DNA compatível dos supostos pais com o DNA de um bebê.

Uma das perguntas da disciplina trouxe um curto texto do Ministério da Saúde com informações sobre a rubéola. Na questão, era preciso relacionar qual era o risco de transmissão da rubéola em mulheres grávidas.