Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Vitória da Conquista

Protestos de funcionários terceirizados do Governo Wagner se espalham por todo o estado

Acontece em Vitória da Conquista, de 13 a 15 de setembro, a primeira etapa do 2º Campeonato Baiano de Apartação, um tipo de prova que está ganhando adeptos entre apreciadores e criadores de cavalos.

De origem norte-americana, a apartação é um tipo de competição eqüestre que envolve um confronto entre cavalo e boi. O diferencial é que não há contato físico entre os animais. A prática surgiu nos ranchos dos Estados Unidos, onde é comum animais serem apartados do rebanho para que sejam tratados ou alimentados. Essa atividade rotineira é auxiliada por cavalos treinados. E foi assim que os peões começaram a observar que a apartação do gado poderia se transformar numa competição, surgindo daí as provas de apartação.

Atualmente, a prática está consolidada no EUA. No Brasil, a competição é ainda recente, destacando-se o estado de São Paulo, que já é pioneiro em provas com cavalos. Em seguida, vem Minas Gerais e Paraná, onde a modalidade vem crescendo, e recentemente a Bahia, com dois núcleos de competidores, um em Salvador e outro em Vitória da Conquista. Cavalos de apartação são dóceis e muito habilidosos. A raça mais indicada é o quarto de milha, originária do cruzamento das raças mustang, endêmica do EUA, e a europeia.

O nome está associado às provas de velocidade, medidas em milhas, nas quais a raça se destacou. Dentro da linhagem quarto de milha ocorreu segmentações, surgindo animais geneticamente mais adequados a determinados tipos de prova: competições de velocidade, trabalho e conformação (forma física, porte).

No Brasil, acontecem provas em diversos lugares e se destacam duas associações voltadas para essa modalidade de competição e o cavalo quarto de milha.