Trânsito Vitória da Conquista

Projeto da ‘zona azul’ já está em processo de edital

Foto: Reprodução

A ‘zona azul’, sistema que melhora o funcionamento do trânsito nas cidades por cobrar uma taxa por estacionamento nas ruas e avenidas, está prestes a retornar em Vitória da Conquista. A lei já foi aprovada pela Câmara Municipal e já foi sancionada pelo prefeito Guilherme Menezes.

Erling Conceição, coordenador municipal de trânsito. Foto: Gabriel Oliveira

Erling Conceição, coordenador municipal de trânsito. Foto: Gabriel Oliveira

De acordo com o coordenador municipal de trânsito, Erling Conceição, “já foi concluída toda a questão do projeto, que era necessário uma projeção de quantas vagas e em que ponto iria-se atingir o novo projeto. Agora já estamos na fase de edital na procuradoria do município, então a gente espera que em pouco tempo esse edital seja aberto para licitação. Vale lembrar que, hoje, essa falta de vagas é porque a nossa cidade cresce muito rapidamente, a gente tinha, há cinco anos atrás, 60 mil veículos e hoje nós estamos com 130 mil veículos circulando em Vitória da Conquista, então não se dá para fazer mágica, é preciso saber que não cabe todos os carros no centro, e também a gente não pode tirar todos os carros que vêm ao centro do centro, pois isso geraria um impacto no comércio, dessa forma a gente entende que a zona azul é a ferramenta, nesse momento, para ser efetivada em Conquista”.

Na área de abrangência do sistema serão definidas vagas especiais destinadas ao estacionamento de motocicletas e motonetas, com pagamento de tarifa diferenciada, correspondendo a 30% do valor cobrado para automóveis. Entre os usuários dispensados do pagamento de tarifa de estacionamento rotativo estão os deficientes físicos, visuais ou mentais, que possuam mobilidade reduzida, e os moradores de residências em vias públicas abrangidas pelo sistema de estacionamento rotativo que não possuam garagem própria.