Cultura

Programa Acontece Conquista dará voz à temas periféricos e movimentos sociais

 

Abordar temas que recebem pouco espaço na mídia tradicional e promover debates e análises em profundidade. Esse é o objetivo do Acontece Conquista, programa de rádio que estreia nesta terça-feira (13), às 13 horas, na Uesb FM. O projeto é um dos programas educativos selecionados em projeto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) que entraram na grade da emissora. Já a realização é do IDAC (Instituto de Desenvolvimento Humano e Ação Comunitária) e a apresentação ficou com as jornalistas Luciana Oliveira e Thaís Pimenta. O programa ainda conta com uma equipe diversa de profissionais em sua produção, montagem e divulgação. “Nós estamos muito agradecidos à Uesb pela oportunidade do programa. É uma forma de trazer mais pluralidade ao debate social, à comunicação regional”, afirma Alexandre Botelho, presidente do IDAC.

A primeira edição debate saúde mental no contexto da pandemia. De acordo com Luciana Oliveira, a intenção é falar de algum aspecto da crise sanitária. “De cara, a gente sabia que teria que falar de Covid-19. Mas, não queríamos ficar apenas nos números, que são terríveis. Estamos há mais de um ano mergulhados numa pandemia. Mesmo que de formas diferentes, todos nós sofremos os impactos dessa crise. Aí a gente se pergunta: como segurar as pontas em meio a tanta notícia ruim? Foi pensando numa resposta para esse questionamento que escolhemos o tema do primeiro Acontece Conquista”, explica Luciana. A entrevista dessa edição é Daniele Vilas Bôas, psicóloga há 17 anos.P

ara Thaís Pimenta a escolha temática segue à risca a proposta do projeto: “Saúde mental vem sendo, cada vez mais, um tema comum, especialmente com a pandemia. Mas a gente tem que entender que a discussão não é apenas sobre a saúde emocional individual. E é sobre isso que conversamos com a Daniele. O combate à pandemia, os cuidados para manter algum equilíbrio, fazem parte de uma perspectiva coletiva. Por isso, a gente também fala sobre políticas públicas para essa área. Vale muito a pena ouvir nossa primeira edição”.

Você confere o Acontece Conquista nesta terça, às 13 horas, na Uesb FM 97.5 ou pelo site http://www2.uesb.br/radio/

Serviço
Programa Acontece Conquista
Onde: Uesb FM 97.5 / http://www2.uesb.br/radio/
Data: 13 de abril (terça-feira)
Horário: 13 horas