Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Bahia Educação Vitória da Conquista

Profissionais das redes municipal e estadual de educação básica paralisam atividades

Colégio Modelo de Vitória da Conquista. Foto: Gabriel Oliveira

Colégio Modelo de Vitória da Conquista. Foto: Gabriel Oliveira

Professores das redes municipal e estadual de ensino da Bahia pararam as atividades nesta segunda-feira (17). De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado (APLB-BA), o movimento adere à greve nacional decretada pela Confederação dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e que acontece até quarta-feira (19).

Segundo Cézar Nolasco, presidente da APLB Sindicato em Vitória da Conquista, órgão filiado à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), “todos os anos a CNTE convoca os trabalhadores em educação para essa mobilização e esse ano nós estamos lutando contra o calote que foi dado pelo MEC, em que foi dado um reajuste de 8,32%, que não condiz com o reajuste do FUNDEB projetado para o ano de 2013 que foi de 15%. Isso significa que o MEC agiu ilegalmente em defesa dos interesses dos governadores e em detrimento da lei do FUNDEB. Além disso, incrementamos outras lutas à bandeira que levantamos nessa paralisação, que são o clamor por mais recursos para a educação por meio da destinação de 10% do PIB mais parte dos royalties do petróleo para a educação; defesa de uma legislação específica para os demais profissionais da educação; e a defesa da lei do piso, já que muitas prefeituras e estados não cumprem integralmente essa legislação. Nós, então, levantamos essa bandeira a nível nacional, no intuito de pressionar o poder poder público para atender a essas reivindicações”.

Volta às aulas
Novecentos mil alunos da rede estadual de ensino voltaram às aulas na segunda-feira (10), após 45 dias de férias. Por causa da greve dos professores em 2012, que durou 115 dias, o ano letivo de 2014 só irá terminar no dia 26 de janeiro de 2015.