Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Bahia Educação

Professores de saúde da Uneb param e alunos fazem caminhada

res

Professores e alunos cobram a reimplantação dos adicionais de insalubridade, além de melhorias na estrutura dos laboratórios, clínicas e sala de aula

Os professores da área de saúde da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Salvador, pararam as atividades nesta segunda-feira, 22. Eles reivindicam a reimplantação dos adicionais de insalubridade, além de melhorias na estrutura dos laboratórios, clínicas e sala de aula.

Incorporado com o protesto dos professores, estudantes do curso de medicina realizaram nesta manhã uma passeata na avenida Paralela, sentido Centro Administrativo da Bahia (CAB), deixando o trânsito congestionado no local.

De acordo com a Associação dos Docentes (Aduneb), a mobilização também afeta atendimentos prestados à comunidade pelos cursos de saúde da Uneb: enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia e nutrição. A paralisação será realizada em dias alternados. Além desta segunda, está programada interrupções na quarta e sexta (24 e 26).

O corte no adicional ocorreu em novembro de 2015 e os professores não foram avisados com antecedência sobre a retirada do benefício nem o motivo. A Aduneb alega que os cortes foram implementados de forma desorganizada, já que somente os docentes com nomes iniciados entre as letras A e M pararam de receber o benefício.

A Aduneb ainda ressaltou a importância dos adicionais de insalubridade, já que alguns profissionais atuam diariamente com produtos químicos perigosos à saúde, com a manipulação de sangue e perigo de contágio.

A reportagem do Portal A TARDE entrou em contato com a Secretaria Estadual de Educação, que ficou se posicionar o até o final da tarde.

Fonte: A Tarde