Serviços Públicos Vitória da Conquista

Prefeitura vai orientar carroceiros sobre normas de trânsito e descarte

As carroças vão ser identificadas por placas

Para normatizar a circulação de veículos de tração animal nas vias de Vitória da Conquista, a Coordenação Municipal de Limpeza Pública estará realizando, nos próximos dias, um trabalho de conscientização e orientação destinado aos carroceiros. A lei municipal nº 1.485/2008 regula como deve se dar esse trânsito para o melhor ordenamento da cidade.

“Vamos manter o contato com os carroceiros passando orientações sobre as medidas que estaremos tomando com base no que a lei nos orienta. A lei existe para ser cumprida. Esses atos não são imposições da Prefeitura. Nós queremos a organização da cidade”, declarou o coordenador municipal de Limpeza Pública, Joaquim Ernesto Santos.

Segundo esse decreto, os veículos de tração animal não podem trafegar nas avenidas Lauro de Freitas e Francisco Santos e na Praça Barão do Rio Branco. Outra questão a ser observada é que seus condutores tenham mais de 18 anos e que respeite o limite de peso suportado pelo animal.

Ao conduzir uma carroça, é preciso ainda ter noções básicas de trânsito e respeitar o Código de Trânsito Brasileiro, por isso a Prefeitura pretende oferecer uma capacitação em parceria com a Associação de Carroceiros e o Simtrans, órgão municipal responsável por fiscalizar o trânsito. Com a formação, os carroceiros receberão gratuitamente o licenciamento.

Outra medida a ser tomada será a implantação de placa de identificação nas carroças. Os condutores também deverão colocar bolsões coletores nos animais para que as ruas não fiquem sujas. O coordenador de Limpeza Pública falou ainda sobre o descarte correto dos resíduos: “Não justifica uma cidade do porte de Conquista, o carroceiro pegar um entulho e jogar num terreno baldio mais próximo, por isso estamos tomando estas medidas para que todos trabalhem corretamente”, declarou.

Joaquim Ernesto Santos comentou que a Administração Municipal está realizando várias ações para que a cidade permaneça limpa e organizada, mas necessita da ajuda da população. “A comunidade é o nosso fiscalizador também. Quando contratar um carroceiro peça a ele para descartar no local certo”, disse.