Bahia

Prefeitura suspende aulas nas escolas e funcionamento de academias e cinemas em Salvador

Segundo o prefeito, a gestão decidiu se antecipar a um provável aumento na quantidade de casos da doença na capital baiana

O prefeito ACM Neto anunciou nesta segunda-feira, 16, sete medidas que o município adotará para tentar minimizar os impactos do novo coronávirus em Salvador. Uma das adotadas é a suspensão das aulas nas escolas da rede municipal por 15 dias, podendo haver prorrogação. A orientação também é válida para os colégios particulares. As iniciativas começarão a valer na próxima quarta-feira, por decreto que será publicado em edição extra do Diário Oficial do Município.

O funcionamento de parques públicos, academias de ginástica e cinemas será suspenso, também em prazo quinzenal, inicialmente. Quem descumprir a determinação pode ser multado, ter o estabelecimento fechado e o alvará cassado. ACM Neto não descartou outras medidas no futuro, como a determinação do fechamento de bares, restaurantes e shoppings. “Como informamos na semana passada, podemos tomar novas iniciativas a qualquer momento para prevenir a proliferação do coronavírus na cidade”, reforçou o prefeito.

No último sábado (14), a prefeitura já havia anunciado outras ações contra a doença, como a proibição, por tempo indeterminado, de qualquer evento ou atividade para mais de 500 pessoas na cidade, que vale a partir desta segunda, e o impedimento de viagens internacionais para servidores municipais. Além disso, aqueles colaboradores que estejam retornando de viagens internacionais da Europa, China, Irã ou EUA devem fazer o teste para o coronavírus e permanecer em isolamento residencial por sete dias.

 

 

 

 

 

 

 

Segundo o prefeito, a gestão decidiu se antecipar a um provável aumento na quantidade de casos da doença na capital baiana. “Esse conjunto de medidas restringem o dia a dia das pessoas, mas entendemos que esse é um momento que exige atenção e o máximo de precaução. A palavra nesse momento antecipar as decisões para evitar que o cenário se agrave.”

Veja abaixo as medidas anunciadas pela prefeitura:

1º) Suspensão da exigência de recadastramento para aposentados e pensionistas, por tempo indeterminado. O benefício não será suspenso;

2º)Suspensão de férias e licenças de profissionais de saúde, Guarda Municipal, Sempre e da Defesa Civil;

3º) Trabalho remoto para todos os funcionários acima de 65 anos, exceto aqueles cujas atividades sejam consideradas essenciais (saúde) e estratégicas para o funcionamento dos serviços municipais. Secretários e dirigentes estão excluídos desta norma;

4º) Fechamento dos parques públicos, como Parque da Cidade e Parque dos Ventos;

5º) Suspensão, por 15 dias, das aulas nas redes municipal e privada de ensino;

6º) Suspensão do funcionamento das academias de ginástica e dos cinemas;

7º) Inaugurações e atos públicos da prefeitura serão feitos sem público, apenas com presença das autoridades competentes e da imprensa.