Saúde Vitória da Conquista

Prefeitura esclarece falta da vacina BCG nos postos de saúde de Vitória da Conquista

A BCG deve ser aplicada nos primeiros 30 dias de vida

A denúncia sobre a falta da vacina BCG, contra a tuberculose, nos centros de saúde de Vitória da Conquista, foi esclarecido, por meio de nota, pela prefeitura municipal.  A vacina é obrigatória para recém-nascidos acima de dois quilos, e sua aplicação é realizada logo após o nascimento. Caso isso não seja possível, deve ser ministrada após no máximo o primeiro mês de vida. O problema é que a quantidade de vacinas nos postos não atende a demanda.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que a entrega das vacinas BCG é feita pelo Estado, sempre na primeira semana do mês. Porém, este mês, as vacinas só foram encaminhadas no dia 17, um atraso que não é rotineiro.

A BCG é enviada de acordo com o número de gestantes do município, porém, o Hospital Esaú Matos atende pacientes de Vitória da Conquista e de mais 19 municípios vizinhos, o que influencia na cota vacinal, já que precisa vacinar todos os bebês nascidos na unidade.

A Secretaria de Saúde informa ainda que a atual administração já implementou uma estratégia para compensar esse déficit junto aos 19 municípios atendidos. Todos os recém-nascidos vacinados aqui são comunicados ao município de origem, que se comprometem a enviar para Vitoria da Conquista as doses de vacina correspondentes. Hoje, por exemplo, recebemos 400 doses por meio deste acordo.