Sem categoria

Prefeitura de Vitória da Conquista retoma ações de proteção à Serra do Piripiri

As ações fazem parte das providências previstas no Termo de Ajustamento de Conduta proposto pela Vara da Fazenda Pública

A Prefeitura de Vitória da Conquista retomou nesta quinta-feira, 15, as ações de desocupação da área de preservação ambiental do Parque da Serra do Piriri. As equipes das secretarias de Meio Ambiente, Serviços Públicos e Infraestrutura Urbana trabalham de forma integrada com três frentes em toda área da Batalha e próximo às nascentes do Bebedouro da Onça, Pedra Branca e no bairro Panorama, em direção ao Cristo.

As ações fazem parte das providências previstas no Termo de Ajustamento de Conduta proposto pela Vara da Fazenda Pública. Nessa quarta-feira, 14, o prefeito Herzem Gusmão e membros da equipe de governo se reuniram com o juiz da Fazenda, Ricardo Frederico Campos, e com a promotora, Karina Cherubini, para discutir as metas do município para proteção e recuperação da Serra do Piriri. O TAC, que será assinado na próxima terça-feira, 20, estabelece uma série de ações a serem desenvolvidas em etapas. Uma delas é a desocupação imediata da área de preservação. O município terá ainda o grande desafio de recompor a vegetação destruída e devolver a vida à região devastada pela ação de grupos que utilizaram a área de forma ilegal, algumas pessoas com clara intenção de comercializar lotes.

A Serra do Piriri é uma área de proteção integral, o que significa que ela não poder ser habitada. As ocupações ilegais estão destruindo a vegetação nativa, ameaçando espécies e nascentes e colocando em risco o futuro do Parque da Serra do Piriri.

As desocupações reiniciadas hoje estão sendo feitas com total  respeito às famílias que, porventura, estejam ocupando o local. Todas as famílias serão identificadas e as que estiverem dentro do perfil socioecômico serão encaminhadas à Secretaria de Desenvolvimento Social, que tomará as providências cabíveis.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, a operação transcorreu de forma tranquila e na próxima segunda feira, 19, as equipes de meio ambiente iniciarão o plantio de mudas de árvores na Serra do Piripiri.