Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Bahia Política

Prefeitura de Itapebi vai demitir 400 servidores em outubro

A medida atinge os contratados e tem o objetivo de cortar gastos

A medida atinge os contratados e tem o objetivo de cortar gastos

Quatrocentos servidores municipais de Itapebi (a 601 km de Salvador), no sul da Bahia, serão demitidos a partir de 1º de outubro. Atualmente, a prefeitura conta com 1.210 funcionários, entre concursados e comissionados. Portanto, 33% do efetivo será afastado. Para manter a máquina pública funcionando apesar do corte, o governo cogita manter os servidores trabalhando de forma voluntária.

“Se o funcionário aceitar ficar e ir voluntariamente, sem compromisso, vai um dia hoje, depois outro”, afirma o secretário de Administração do município, Aécio Conceição. O blogueiro Arnaldo Alves, do site Itapebi Acontece, disse que recebeu denúncias de trabalhadores de que estão sendo coagidos a aceitar o trabalho não remunerado em outubro “Quem não aceitar, não será recontratado”, disse Arnaldo. O secretário nega a coação. 

De acordo com ele, a medida atinge os contratados e tem o objetivo de cortar gastos. “A partir de 1º de outubro vamos demitir todos os contratados. É uma medida de contenção de despesa diante da crise financeira que atinge o país e o município”, afirma.

O secretário destaca que a prefeitura ainda não conseguiu fechar a folha de agosto, por isso foi necessário cortar as despesas para “arcar com nossos compromissos”. Ele explica que o município foi afetado pela situação enfrentada pelo país, já que houve uma redução dos recursos federais enviados para a cidade. “Só do Fies deixamos de receber R$ 130 mil”, diz.

Aécio Conceição diz que a medida é temporária e os trabalhadores serão recontratados em novembro. “A ideia é recontratar todos, mas vamos fazer uma reavaliação”. De acordo com o secretário, essa folga de um mês na folha de pagamento é suficiente para que o município reorganize as finanças.

Segundo ele, o governo municipal planeja estabelecer um turnão, das 8 às 13 horas para manter o funcionamento diário da máquina pública com o quadro reduzido. Apesar de cortar 33% do efetivo, o secretário garante que o serviço ao cidadão não será prejudicado. O corte atinge diversas áreas, como administrativa, saúde, limpeza, manutenção e educação.

Fonte: A Tarde