Vitória da Conquista

Prefeitura ainda aguarda Pfizer que já chegou ao Núcleo Regional e programa vacinação de jornalistas

Têm sido muitos os pedidos de informação feitos por parte da população e pela imprensa sobre a vacinação de jornalistas de 40 ou mais, conforme Resolução nº 085/2021 da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), e sobre a chegada de doses da vacina Pfizer para o município.

 

Sobre a Pfizer, embora seja do conhecimento de que a vacina já chegou ao Núcleo Regional de Saúde (NRS), ainda não foi repassada à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que, somente na noite desta terça-feira(8) foi informada do quantitativo que caberá ao município: 972 doses.

 

A previsão é de que o recebimento ocorra nesta quarta-feira (9). As doses da vacina Pfizer serão utilizadas, exclusivamente, na imunização de gestantes e puérperas.

 

Em relação aos jornalistas, a SMS programa a vacinação dos profissionais cadastrados, e que atendam aos critérios da resolução da CIB, já para quando chegar a nova remessa de doses da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

 

A ação da SMS atende à mobilização da categoria, tendo à frente o Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba), que tem como delegada em Vitória da Conquista a fotógrafa Edna Nolasco. Ela esteve com a prefeita Sheila Lemos esta semana e defendeu a ampliação do público além do critério dos 40 anos ou mais.

 

O pleito da delegada sindical será atendido, de acordo com a chegada de doses suficientes, considerando que ainda há públicos prioritários como os trabalhadores da Saúde aguardando a suplementação de doses, já que a quantidade desses profissionais no município é maior que o estimado pelo Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), utilizado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).