Política Vitória da Conquista

Prefeito Guilherme Menezes promove rodízio no secretariado da PMVC

A reforma do secretariado foi uma decisão do prefeito Guilherme Menezes

A reforma do secretariado foi uma decisão do prefeito Guilherme Menezes

O Diário Oficial do Município desta quarta-feira (03), traz mudanças significativas no secretariado da Prefeitura de Vitória da Conquista. Agora, a chefia do Gabinete Civil, antes gerida por Odir Freire, será exercida pela jornalista Talita Nobre.

Odir, que já respondia de forma interina pela Secretaria de Serviços Públicos, assume o cargo de forma definitiva. Outro secretário que deixa de acumular as gestões de duas secretarias municipais é Carlos Teles. Ele passa a responder apenas pela Secretaria de Meio Ambiente.

A Secretaria de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico, agora, terá como responsável Gildásio Silveira. Outra alteração ocorreu na Secretaria Municipal de Administração. O responsável interino pela pasta, Fabrício Santos, deixou o cargo, que será ocupado interinamente por Edwaldo Alves, que responde também pela Secretaria de Governo.

Conheça um pouco mais sobre os novos secretários:

Talita Nobre – natural de Vitória da Conquista, Talita Nobre Pessoa é formada em Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste e tem MBA em Assessoria Executiva. Integrando o Governo Municipal desde 2009, Talita ocupou os cargos de jornalista, gerente de Jornalismo, coordenadora de Comunicação e assessora especial do Gabinete Civil.

Odir Freire – natural de Salvador, Odir é formado em Química Industrial pela Universidade Federal da Bahia, em 1979. Ele trabalhou como encarregado e chefe de laboratório da empresa Nestlé – nacionalmente conhecida no ramo alimentício – e atuou como microempresário no ramo da panificação. Fazendo parte do Governo Municipal desde 1997, Odir já ocupou os cargos de chefe de Compras e do Gabinete Civil; coordenador de Material e Patrimônio; tesoureiro; secretário de Assuntos Distritais, de Planejamento e de Finanças; presidente e diretor-administrativo da Emurc; e secretário particular do prefeito e assessor parlamentar do então deputado federal Guilherme Menezes; secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural e de Serviços Públicos; e chefe do Gabinete Civil.

Carlos Teles – nascido em Vitória da Conquista, Carlos Alberto Sousa Teles é economista formado pela Universidade Federal da Bahia, com mestrado em Economia Agrícola pela Universidade de Londres e pós-graduado em Desenvolvimento da Administração Pública pela Universidade de Manchester. Possui larga experiência em administração pública, em gestão e planejamento de recursos hídricos, já tendo atuado como consultor de diversos órgãos, como a Agência Nacional de Águas, do Ministério do Meio Ambiente e do Banco Mundial.

Gildásio Silveira – natural do município de Ibicuí, Gildásio atuou como líder comunitário, presidente da Associação de Moradores dos bairros Simão e Campinhos e como coordenador da Comunidade Católica de Simão. Em 2001, assumiu a coordenação operacional do Banco do Povo. No ano seguinte, foi chefe de Divisão do Governo Municipal e entre 2005 e 2008 assumiu a presidência do Conselho Administrativo do banco (voluntário). Entre os anos 2003 e 2008, Gildásio Silveira também foi assessor parlamentar na Câmara Federal. Já em 2009, foi eleito vereador de Vitória da Conquista. No biênio 2009-2010 assumiu a presidência da Câmara Municipal de Vereadores e nos anos 2011 e 2012 foi Líder de Governo. Em 2013, Gildásio Silveira assumiu a Assessoria Especial do Gabinete da Prefeitura de Vitória da Conquista, em 2014, foi nomeado secretário interino de Administração e, em 2015, assumiu a Secretaria Municipal de Serviços Públicos.

Edwaldo Alves – iniciou suas atividades políticas e profissionais nos anos 60. Foi diretor do Centro dos Estudantes de Santos. Em 1968, foi obrigado a deixar o Brasil. No seu retorno, na década de 70, ao ser procurado pelos órgãos de repressão da ditadura militar, abandonou a função de coordenador da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios\IBGE, tornando-se militante clandestino. Dirigente do PCB, em 1975, foi preso e torturado. Em 1977, foi coordenador do Cadastro Técnico da Empresa de Planejamento Urbano de São Paulo. Em 1989, foi oficial de gabinete do governo de Santos e diretor de Receita do Governo de David Capistrano. Em Vitória da Conquista, foi inspetor de rendas, secretário de Finanças e controlador geral. Entre 2009 e início de 2010, foi nomeado secretário municipal de Governo da Prefeitura Municipal.