Brasil Geral

Portugal cria centro de atendimento em SP para agilizar pedidos de visto

O governo de Portugal passou a permitir que as solicitações sejam feitas por meio de um centro de atendimento alternativo em São Paulo

Para tentar agilizar o sobrecarregado sistema de pedidos de vistos no Brasil, o governo de Portugal passou a permitir que as solicitações sejam feitas por meio de um centro de atendimento alternativo em São Paulo, operado pela empresa privada VFS Global.

Quem optar pelo serviço paga uma taxa adicional de R$ 84, além dos R$ 377,55 do valor original do visto. A nova forma de requerer vistos é válida para estadias de estudo e trabalho. Brasileiros que desejam viajar a Portugal como turistas, por períodos de até 90 dias, não precisam solicitar a permissão.

O governo português afirma que, em breve, o serviço será expandido para outras cidades brasileiras. Quem quiser pode continuar a fazer a requisição diretamente com o consulado ou por meio dos vice-consulados.

Em seu site, a VFS Global esclarece que funciona apenas como “um centro administrativo e de cobrança”, e que a responsabilidade sobre a aprovação ou não dos vistos é exclusiva do consulado português.

O centro terceirizado fica na rua Butantã, nº 434, 5º andar, no bairro paulistano de Pinheiros. A entrega de documentos para os pedidos pode ser feita das 8h30 às 15h, de segunda a sexta.

A empresa disponibiliza ainda dois canais diretos de atendimento e esclarecimento de dúvidas: o e-mail infoportugal.sp@vfshelpline.com e o telefone (11) 4314-1170.

Fonte: Metro 1