Saúde Vitória da Conquista

População reclama da falta da vacina BCG em postos de saúde de Vitória da Conquista

Vacina BCG é obrigatória para recém-nascidos

A vacina BCG, contra a tuberculose (doença infectocontagiosa causada pelo Mycobacterium bovis ou pelo Bacilo de Koch), não tem sido encontrada nos postos de saúde de Vitória da Conquista. A população tem reclamado da falta do medicamento, principalmente por ser obrigatório para recém-nascidos acima de dois quilos. Sua aplicação é realizada logo após o nascimento. Caso isso não seja possível, deve ser ministrada após no máximo o primeiro mês de vida.

Ocorre que muitos têm recorrido aos centros de saúde e não encontram a vacina, gerando uma insatisfação, pois a tuberculose ataca mais comumente os pulmões, mas pode também causar infecções nos ossos, rins e meninges (as membranas que envolvem o cérebro), e os bebês estão mais suscetíveis à doenças.

Mãe de um bebê de quinze dias, Karine Santos já foi a quase todos os postos de saúde da cidade e não encontrou a vacina. A informação é de que os postos estão recebendo um número de doses menor. Nesta quarta-feira (22), o Régis Pacheco recebeu apenas 30 doses, porém havia mais de 60 pessoas aguardando. “Isso é uma vergonha para a nossa cidade”.

Outra mãe indignada é Stefane, moradora do Bairro Aparecida. Da mesma forma que Karine, ela também peregrinou pelos centros de saúde da cidade, sem sucesso. “Fui até o Posto da Urbis VI, fui ao CAE II e nada, meu bebê está desprotegido”.